sexta-feira, agosto 26

Diretor-presidente da CPRM visita Bacia Carbonífera do estado de Santa Catarina

Visita à área Rio Pio em Treviso – SC

Para conhecer os projetos de recuperação ambiental Rio Pio e da Área IV - Beluno, nos municípios de Treviso e Siderópolis, no dia 23 de agosto o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Ledsham, visitou as áreas degradadas  da Bacia Carbonífera de Santa Catarina. Ledsham esteve acompanhado do superintendente regional de Porto Alegre, José Leonardo Andriotti.


Na área Rio Pio, os técnicos da empresa responsável pela execução das obras apresentaram o escopo do projeto e mostraram o que foi executado até o momento. Já na área IV – Beluno, em fase de monitoramento ambiental, a visita foi para observar as obras finalizadas.

A recuperação ambiental das áreas degradadas da Bacia Carbonífera de Santa Catarina é uma demanda do Ministério de Minas e Energia, que encarregou a CPRM de coordenar a recuperação ambiental – cujas áreas estão sob a responsabilidade da União - em cumprimento a uma sentença judicial determinando a recuperação.

No momento, as áreas de responsabilidade da União somam 1.214,95 hectares de áreas degradadas, dos quais já foram recuperados 42,24 e estão em fase de recuperação outros 20,00 hectares. Outros 117,81 hectares estão em fase de licitação para contratação das obras de recuperação.


Participaram da visita a geóloga Angela da Silva Bellettini e o técnico Lindomar Santos, do Núcleo de Apoio de Criciúma da CPRM; o assessor da Presidência, Irineu Capeletti, do Escritório do Rio de Janeiro; o geólogo Wilson Pereira, da Secretaria de Geologia e Mineração e Transformação Mineral – MME; e o  engenheiro ambiental Plinio de Sá Moreira, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).