sexta-feira, julho 8

Unidades da CPRM realizam IV Semana do Meio Ambiente com ciclo de palestras


Flavia Renata Ferreira apresenta a palestra “Design de Mapas”, no ERJ

Com o tema “CPRM e Você Fazendo a Sustentabilidade”, as unidades do Serviço Geológico do Brasil realizaram, durante o mês de junho, a IV Semana do Meio Ambiente. O evento contou com atividades voltadas para conscientização de funcionários sobre a importância de práticas sustentáveis dentro e fora da instituição. 

A Superintendência Regional de São Paulo (Sureg - SP) falou tratou sobre mobilidade urbana com as palestras “Atividade Física e Meio Ambiente e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente: Bicicleta é um Transporte”. A Sureg- SP também trouxe aos funcionários debates sobre desastres naturais, análise do desastre da Barragem do Fundão sob o ponto de vista da geodiversidade e discussão sobre a atuação da equipe na avaliação da pegada hídrica.


Fábio Silva da Costa explica sobre “Trabalho de Campo”
Na Sureg de Recife, as palestras trataram de meio ambiente atrelado à geologia. Abalos sísmicos e suas origens, causas e consequências; Atuação da CPRM na Setorização de Áreas de Risco Geológico Alto e muito Alto; Impactos Ambientais da Mineração de Rochas Ornamentais e os Benefícios Para a População; e Algumas Contaminações Químicas Observadas em Solos e Sedimentos de Corrente no estado de Pernambuco através do Mapeamento Geoquímico de Baixa Densidade foram os conteúdos trabalhados.

Em Belo Horizonte e na Litoteca de Caeté, Minas Gerais, os palestrantes da  Sureg falaram sobre o desastre de Mariana por meio dos temas “Problemas Ambientais e a Relação com Áreas de Risco de Movimento de Massa e Inundação e Desastre Ambiental de Mariana – Uma Contextualização Preliminar sobre a Influência de Lama de Rejeito sobre a Concentração de Metais na Água e Sedimentos do Rio Doce”.

O escritório do Rio de Janeiro (ERJ) optou por trazer aos funcionários exposição de cartografia junto com ciclo de debates sobre Trabalho de Campo; Elaboração de Bases Cartográficas da CPRM/SGB; Design de Mapas; Banco de Dados Espacial, Gestão da Informação e Imagens; Planejamento Territorial: A Experiência da CPRM; Cartografia Histórica; e a palestra “Coleta Seletiva Solidária sobre os resultados obtidos em 2015/1º, trimestre 2016”. O evento contou com a participação de alunos de geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Houve também a revitalização e compostagem nas plantas da creche que pertence ao Escritório do Rio de Janeiro, e exibição do filme “Encontro com Milton Santos – o mundo global visto de cá” e “Lixo Extraordinário”. Para participar da sessão, os funcionários doaram uma garrafa pet vazia como forma de ingresso.

Funcionários participam do ciclo de
palestra no Rio de Janeiro
A Residência de Teresina (RETE) abordou o assunto Sustentabilidade: Conhecer Para Conservar. E a Superintendência de Salvador tratou da  Questão do Urânio em Caetité e Seus Processos de Publicização.

Em Manaus, a unidade da CPRM celebrou a Semana do Meio Ambiente com curso sobre curso de compostagem, plantio de horta orgânica e palestra sobre o funcionamento da coleta seletiva nos municípios de Manaus. A Residência de Porto Velho (REPO) trouxe o tema “água”, com palestras sobre Hidrometria, Rede Hidrometeorológica Nacional, Sistemas de Alerta Hidrológico.