segunda-feira, julho 4

Sureg São Paulo comemora Dia do Meio Ambiente com palestras, passeio ciclístico e educação em escolas públicas


Personagem “cabeça de lata” com chapéu confeccionado com latinhas e o
boneco “petcano” apresentam o tema “Queimadas” , no município de Piedade

Durante o mês de junho, as unidades da CPRM realizaram atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A Superintendência de São Paulo celebrou a data com ciclo de palestras, passeio ciclístico e apresentações educacionais em escolas públicas. As ações foram realizadas pela Comissão de Sustentabilidade da SUREG - SP, e tiveram apoio da Associação dos Funcionários – ASSESP e do Grupo CPRM Bikers, formado por funcionários que se reúnem para praticar atividades ciclísticas.

O ciclo de palestras foi realizado no dia 05/06, e começou com a fala do superintende da SUREG - SP, José Carlos Garcia Ferreira, sobre a importância da conscientização com as questões relacionadas ao meio ambiente. Em seguida o professor Danilo Ribeiro, ministrou aula de Ginástica Laboral Coletiva e realizou palestra sobre Atividade Física e Meio Ambiente, explicando sobre realização de atividades físicas principalmente ao ar livre. 


Professor Danilo Ribeiro ministrou aula de Ginastica Laboral
e palestra sobre Atividade Física e Meio Ambiente
A segunda palestra abordou o tema Mobilidade Urbana e o Uso da Bicicleta em Grandes Cidades, e foi apresentada pelos geofísicos Jairo Andrade e Rafael Ribeiro, tendo também a participação dos geólogos Carla de Moraes e Roberto Kirchheim.  Na palestra, foram levantadas questões sobre o uso da bicicleta em meios urbanos como meio de transporte e de lazer, além de mostrar a infraestrutura da SUREG - SP para apoiar os ciclistas, como o bicicletário e o vestiário.

Funcionários acompanham ciclo de palestras
A terceira palestra foi realizada pela engenheira Camila Mattiuzi que falou sobre a Pegada Hídrica dos funcionários da SUREG. Foi explicado sobre o consumo de água direto e indireto e apresentados os resultados de um questionário sobre pegada hídrica, que caracterizou o consumo de água individual dos funcionários.

Passeio ciclístico entre funcionários empresa e familiares
Após o coffee-break, o geólogo Antonio Theodorovicz ministrou palestra Análise do Desastre da Barragem do Fundão sob o Ponto de Vista da Geodiversidade, no qual falou sobre as características do meio físico da região em que ocorreu o desastre da Barragem do Fundão, em Minas Gerais.

No domingo, 26 de junho, ocorreu um passeio ciclístico entrefuncionários empresa e familiares, totalizando 12 pessoas. A pedalada saiu da Avenida Paulista, foi até o Parque do Ibirapuera e voltou para a Avenida Paulista.

CIEM e Educação Escolar

O Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares  (CIEM - Apiaí), ligado à SUREG – SP, desenvolveu atividades educacionais com alunos da rede pública e técnica de ensino, ministradas pelo biólogo Alexandre Oliveira (colaborador terceirizado).

Alunos visitam Museu de Geologia
CIEM/CPRM, em Apiaí
Com apresentações na própria sede do CIEM, em Apiaí (SP), ou indo até as escolas do município, os alunos receberam informações sobre consumo consciente, pegada ecológica, resíduos sólidos, geologia no dia-a-dia, importância das espécies para a manutenção do planeta esaúde envolvendo o mosquito Aedes aegypti.

Utilizando a metodologia da arte-educação por meio da apresentação de bonecos articulados, brinquedos e animais da mata atlântica, todos confeccionados com materiais recicláveis, os alunos puderam também produzir seu próprio brinquedo com sucata.
Apresentação da peça “Sucateatrando” 

As apresentações ocorreram entre 1º e 8 de junho, e tiveram como público os alunos do ensino fundamental, médio e técnico de escolas dos municípios de Piedade e Apiaí (SP); participaram em torno de 800 alunos. 


No município de Piedade o evento, que teve a participação de cerca de 800 alunos, foi apoiado pela Prefeitura Municipal de Piedade, contou com a participação do músico Fábio Brendolan e articulação das atividades em Piedade por Melissa Branco.