quarta-feira, junho 29

ARIM Sudeste do Amazonas realiza campo em Apuí - AM

O auxiliar de campo Oscar Brito, e geólogos Raul Meloni (chefe do Projeto),
 Evandro Klein (Divisão de Geologia Econômica) e Paulo Benevides

A equipe do projeto ARIM – Área de Relevante Interesse Mineral - Sudeste do Amazonas, da Superintendência Regional de Manaus, realizou trabalho de campo na região de Apuí-AM durante o mês de junho de 2016. O projeto visa à cartografia geológica e reconhecimento dos recursos minerais dessa região, que possui grande potencial, mas ainda figura como uma área com grande escassez de informações geológicas.



Na ocasião, foram visitados garimpos de ouro ativos e inativos localizados nas imediações da cidade de Apuí e as instalações da mineradora BBX Minerals que possibilitou acesso a testemunhos de sondagens de seus alvos de prospecção. A etapa contou com a participação dos geólogos Antonia Railine, Lila Queiroz, Marina Ramos, Matheus Simões, Paulo Benevides, Raul Meloni (Chefe de Projeto) e Evandro Klein (Divisão de Geologia Econômica). 

O objetivo da equipe foi descrever o modo de ocorrência do minério, tipos de alteração hidrotermal associadas, avaliar os principais macrocontroles da mineralização e estabelecer correlações com outros jazimentos já conhecidos na região, tal como o garimpo Eldorado do Juma. 

A equipe realizou a descrição de testemunhos de sondagem de alvos 
da empresa BBX na região. Na foto, os geólogos(as) Matheus Simões
(sentado),
 Lila Queiroz (ao fundo), Raul Meloni e 
Marina Ramos.
O Projeto ARIM Sudeste do Amazonas engloba 29 folhas na escala de 1:100.000 (área de aproximadamente 87.000 km2) e essa etapa de campo teve como foco as folhas SB-21-Y-A-IV (Ilha Grande), SB-21-Y-C-I (Vila Apuí), SB-21-Y-C-II e SB-21-Y-A-V (Vila Porto Franco).