segunda-feira, julho 18

Palestra sobre Geociências e Patrimônio Cultural é realizada na Superintendência de São Paulo

Geóloga Eliane Del Lama na palestra “Geociências e Patrimônio Cultural”

A Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP) realizou, no dia 13 de julho, a palestra “Geociências e Patrimônio Cultural”, ministrada pela geóloga Eliane Aparecida Del Lama, que é professora do Departamento de Mineralogia e Geotectônica da Universidade de São Paulo (USP).

A palestra abordou a relação das geociências com a preservação do patrimônio cultural. Para isso, foi apresentada uma análise do estado de conservação de monumentos em pedra da cidade de São Paulo, além de explorados métodos não destrutivos que auxiliam na caracterização delas. Foram apresentados, também, os tipos de pedras existentes nos principais monumentos do centro de São Paulo, bem como um roteiro para visitação e identificação. 

Funcionários da Sureg-SP assistem a palestra
A técnica em Geociências, Lucimara de Souza, assistiu a palestra e percebeu que há muita geologia a ser estudada em prédios históricos. “O olhar a respeito do patrimônio cultural de São Paulo, descrevendo os materiais e contextualizando informações geológicas das pedras utilizadas para a construção de monumentos e prédios históricos, é enriquecedor. Além de desenvolver conhecimento, ainda uniu a pesquisa a passeios em lugares incríveis do centro de São Paulo”, comentou Lucimara de Souza.

O ensino faz parte do Projeto Mulheres em Foco, que busca realizar palestras com mulheres de diversas áreas do conhecimento. O projeto é iniciativa do Comitê de Sustentabilidade e do Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Sureg-SP.