terça-feira, julho 19

CPRM participa de curso sobre Compras Sustentáveis na Administração Pública


Equipe do Serviço Geológico do Brasil, do Escritório do Rio de Janeiro, participou nos dias 23, 29 e 30 de junho, do curso in company gratuito intitulado Compras Sustentáveis na Administração Pública. A atividade, parte integrante do Projeto Compartilhando Ideias Sustentáveis, foi ministrada pelo coordenador da ação Allan Barreto, do Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (NERJ) e Paulo Ornelas, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ambos palestrantes do curso participam da organização Rede Rio de Sustentabilidade.

Dentre os conteúdos abordados estavam os critérios de sustentabilidade em termos de referência e a especificação e o cadastramento como um dos fatores que podem levar a mudança do atual panorama das compras sustentáveis no Brasil. Foram apresentados, ainda, casos de sucesso, falhas e possíveis soluções existentes no Catálogo de Materiais (CATMAT) do Ministério da Saúde, a legislação e algumas brechas desse material e como minimizá-las ou evitá-las, além da especificação do cadastramento na prática.

Na aula prática, realizada no laboratório de informática, foram identificados 15 novos itens sustentáveis, alguns já existentes e cadastrados no CATMAT como comuns, que podem gerar um mínimo de 15 novos cadastros e um máximo de até 45 novos cadastros devido a modificações de capacidade, dimensões, etc.

O curso ocorreu no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet –RJ), foi ministrado para 36 participantes membros de órgãos dos governos estaduais e federais e contou com participação de Bruna Duarte e Ana Carolina Maia, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O intuito do Projeto é criar um novo tipo de comprador, pregoeiro, ou servidor envolvido no processo licitatório e que tenha conhecimento das ferramentas que possam ser utilizadas para identificar, especificar e cadastrar itens sustentáveis.

A próxima turma ainda será confirmada, mas tem data prevista para o final de setembro e a terceira turma será em novembro. Há também possibilidade de surgirem mais cursos que trabalhem com a temática Gestão de Resíduos, Uso Racional de Recursos Naturais, Como Implantar a A3P, e o Plano de Logística Sustentável. As tratativas serão feitas visando a formalização do apoio do Ministério do Planejamento e do Ministério do Meio Ambiente.