quarta-feira, julho 20

Curso na Sureg-PA ensina metodologia para a definição das IDF

Pesquisadores da CPRM Catharina Campos, Osvalcélio Furtunato,
Karine Pickbrenner, Adriano Santos e Adriana Weschenfelder

No período de 11 a 15 de julho, ocorreu, na Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), um curso sobre metodologia para a definição das relações intensidade-duração-frequência (IDF) para um grupo de executores do projeto “Atlas Pluviométrico do Brasil”.


As aulas foram realizadas em duas etapas: na primeira, com conteúdo teórico, o pesquisador em Geociências da Sureg-BH, Éber de Andrade Pinto, apresentou tópicos de hidrologia estatística, que embasam as metodologias desenvolvidas para a elaboração das equações IDF. Na segunda etapa, com treinamento prático, a pesquisadora em Geociências da Sureg-PA, Karine Pickbrenner, apresentou as etapas envolvidas na elaboração das equações, que contemplam o levantamento de dados de registros pluviográficos e pluviométricos, organização e montagem de bancos de dados, identificação e proposição de soluções para problemas levantados, análise estatística das séries estudadas, viabilizando a elaboração final dos produtos propostos. Nessa etapa, Pickbrenner contou com o apoio da pesquisadora em Geociências da Sureg-PA, Adriana Burin Weschenfelder.

Segundo Éber Pinto as relações IDF são importantíssimas na definição das intensidades de precipitação associadas a uma frequência de ocorrência, as quais serão utilizadas no dimensionamento de diversas estruturas de drenagem pluvial ou de aproveitamento dos recursos hídricos.

Participaram do curso os pesquisadores em Geociências: Adriano Santos, da Sureg-RE; Catharina Campos, da Sureg-PA: e Osvalcélio Furtunato, da Sureg-BA.

Projeto Atlas Pluviomético do Brasil

Além de subsidiar o projeto Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação, o projeto Atlas Pluviométrico do Brasil está inserido no programa de Levantamentos da Geodiversidade, com a finalidade de reunir, consolidar e organizar as informações sobre chuvas obtidas na operação da rede hidrometeorológica nacional operada pela CPRM. Os produtos já lançados pelo Atlas permitem o conhecimento em grande parte do território nacional do comportamento das precipitações anuais, trimestrais, mensais e diárias máximas anuais, do número de dias chuvosos e das relações intensidade-duração-frequência.