sexta-feira, junho 17

Unidades da CPRM comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente


  “Nosso Rio Não Merece Essa Moldura” – vencedora na categoria Práticas Não Sustentáveis – Sureg-PA

 As unidades do Serviço Geológico do Brasil, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), realizaram atividades sobre o tema em diferentes locais do Brasil. As ações foram comandadas pelas Comissões de Sustentabilidade dos estados, que trouxeram palestras, exibição de filmes, exposição e concurso de fotografias, plantio de mudas e café da manhã coletivo para funcionários.

Na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), ocorreu uma palestra na segunda-feira (06/06) ministrada pela pesquisadora em Geociências, Natália Dias Lopes. Com o tema “Problemas Ambientais e a Relação com Áreas de Risco de Movimentos de Massa e Inundação”, foram destacadas as principais causas de desastres naturais; as consequências para as populações que habitam áreas suscetíveis a esses desastres; e como as pessoas contribuem para ampliar e agravar os impactos gerados por eles. 


Palestra sobre áreas de risco apresentada
pela geóloga Natália Dias Lopes
Na quarta-feira (08/06) coube ao pesquisador em Geociências, Eduardo Marques, apresentar a palestra “Desastre Ambiental de Mariana – uma contextualização preliminar sobre a influência da lama de rejeito sobre a concentração de metais na água e sedimentos do Rio Doce”.

Geoquímico Eduardo Marques apresenta palestra
Desastre Ambiental de Mariana na Sureg-BH
Durante sua exposição, Marques abordou os primeiros resultados das análises de sedimentos da corrente e água das amostras que a CPRM realizou e falou sobre o que aconteceu no percurso do fluxo de lama. Além disso, trouxe os resultados da primeira campanha da CPRM logo após o desastre e mostrou que a lama poluiu toda a extensão entre o rompimento da barragem até a foz do rio Doce, mas que não contaminou o rio com metais pesados.

O superintendente da Sureg-BH, Paulo César Souza e o
prefeito Zezé Oliveira falam ao público em Caeté
Já no dia 16 de junho, a Litoteca de Caeté recebeu o evento. Na ocasião, o presidente da Comissão de Sustentabilidade Belo Horizonte, Edilson Siqueira, fez um balanço das atividades desenvolvidas pela comissão e os resultados obtidos. Presente ao evento, o superintendente da Sureg-BH, Paulo César de Souza, elogiou o trabalho de conscientização desenvolvido pela Comissão de Sustentabilidade da CPRM, atuação importante não só para a CPRM como para a sociedade. Após, o pesquisador em Geociências, Eduardo Marques, apresentou a palestra “Desastre Ambiental de Mariana”, seguido da exibição do filme “Lixo Extraordinário”. O evento contou com a presença do prefeito de Caeté, Zezé Oliveira, e diversas autoridades do executivo municipal.

Funcionários assistem ao filme Lixo Extraordinário
 em Porto Velho
A Residência de Porto Velho exibiu o documentário “Lixo Extraordinário”. O filme relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. O artista passou dois anos frequentando o aterro para fotografar um grupo de catadores e retratá-los em sua arte. Porém, foi surpreendido pelas histórias, dignidade e sonhos de seus personagens. A ideia de exibição do longa foi promover a conscientização sobre o consumo e descarte dos lixos produzidos não apenas pela empresa, mas também gerados dentro da casa de cada colaborador.  

No Sul, a Comissão de Sustentabilidade da Superintendência de Porto Alegre (Sureg-PA) também optou por exibir o filme “Lixo Extraordinário”. Além disso, a Sureg realizou exposição de fotografias, com temática ambiental, feitas pelos funcionários.

Com as categorias “Natureza” e “Práticas Não Sustentáveis”, a exposição premiou os melhores trabalhos. Os vencedores foram os empregados Leandro Borowski dos Santos, na categoria “Práticas Não Sustentáveis” e Michel Godoy na categoria “Natureza”. A premiação foi realizada em um café da manhã coletivo que tinha como ingresso a doação de uma garrafa pet.
Israel Rocha aborda em palestra a questão do
urânio em Caetité

A Comissão de Sustentabilidade da Residência de Teresina comemorou com a participação dos funcionários no plantio de mudas no jardim da empresa e com a palestra “Sustentabilidade: Conhecer para conservar”, ministrada pela especialista em Gestão Ambiental, Mayara Maia, e pela especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, Malú Pôrto. 

Público acompanha uma palestra na Sureg-SA
Em Salvador, os funcionários da Superintendência puderam acompanhar a animação MAN, do artista inglês, Steve Cutts, e que trata sobre o consumismo desenfreado do ser humano. A Sureg optou por transmitir também o filme “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”, que aborda o tema globalização, território, sociedade de consumo, barreiras físicas e simbólicas postas pelo capitalismo como efeito da globalização, e o papel da mídia dentro desse contexto. Além dos filmes, a palestra “A questão do urânio em Caetité e seus processos de publicização”, foi ministrada pelo professor Israel Rocha.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

 “Cânion Itaimbezinho” - vencedora na categoria
Natureza na Sureg-PA
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente é conscientizar a população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.