quinta-feira, junho 9

Palestra debate o desastre ambiental de Mariana na Semana do Meio Ambiente

Eduardo Marques abordou a influência da lama de rejeito
e a concentração de metais pesados no Rio Doce

Durante a semana comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente,  a Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) realiza palestras abordando temas relativos aos problemas ambientais.

Nesta quarta-feira, 8 de junho, coube ao pesquisador em Geociências da CPRM, geoquímico Eduardo Marques, a apresentação da palestra “Desastre Ambiental de Mariana – uma contextualização preliminar sobre a influência da lama de rejeito sobre a concentração de metais na água e sedimentos do Rio Doce”.

Durante a sua exposição, Marques apresentou os primeiros resultados das análises de sedimentos da corrente e água das amostras que a CPRM realizou; discorreu sobre o que aconteceu no percurso do fluxo de lama; abordou os resultados da primeira campanha da CPRM logo após o desastre; e mostrou que a lama poluiu toda a extensão entre o rompimento da barragem até a foz do Rio Doce, mas que não contaminou o rio com metais pesados.

O pesquisador lembrou que no Quadrilátero Ferrífero, onde se localiza a barragem que rompeu, a concentração de alguns metais pesados no sedimento é elevada, contudo ocorre de forma natural.