quarta-feira, maio 25

SUREG-SP e ANA realizam Treinamento de Amostragem de Sedimentos em Suspensão

Participantes do treinamento
O especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA) Walszon Lopes, a supervisora da GERIDE/Sureg-BH Magda Pinto, a gerente e o supervisor de Hidrologia da Sureg/SP Vanesca Medeiros e Érico Lima, os pesquisadores, os técnicos e os auxiliares de campo da CPRM, BK Consultoria e Construfam.

No período de 16 a 18 de maio, na Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP), foi realizado o Treinamento de Amostragem de Sedimentos em Suspensão.

Etapa de campo realizada na estação de Santa 
Branca - SP (estação operada pela Light
Promovido pela GEHITE-SP e a ANA, o treinamento teve como objetivo a padronização e o aperfeiçoamento dos procedimentos utilizados pelas equipes de campo e a atualização dos conhecimentos relativos às atividades de operação das estações sedimentométricas da Rede Hidrometereológica Nacional.

O curso foi ministrado pelo especialista em recursos hídricos da ANA Walszon Terllizzie Araújo Lopes, pela supervisora da GERIDE/Sureg-BH Magda Cristina Ferreira Pinto e pelo pesquisador Álvaro José Back da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). 

Além da equipe da Hidrologia da Sureg-SP, participaram do treinamento os Pesquisadores em Geociências Albert Teixeira Cardoso (Sureg-GO) e Lauro Massao Wada (ERJ), engenheiros e técnicos da empresa Construfam.

No primeiro dia de treinamento, o especialista Walszon destacou os objetivos dos dados hidrossedimentométricos, os tipos de equipamentos, técnicas  e métodos de amostragens de sedimentos. 

Equipe no trabalho de campo
O pesquisador Álvaro Back apresentou a ferramenta computacional “HidroSedimentos”, desenvolvida por ele para auxiliar o tratamento e análise dos dados de medições de descarga sólida coletadas através de diferentes métodos e amostradores. A analista Magda Pinto explicou os procedimentos adotados no laboratório para realizar as análises das amostras de sedimentos.


No segundo dia, os participantes realizaram amostragem de sedimentos em suspensão no rio Paraíba do Sul, na estação da Light em Santa Branca - SP. O treinamento foi encerrado com a análise e discussão dos procedimentos utilizados nas amostragens realizadas na prática de campo.