segunda-feira, maio 30

Pesquisador da CPRM lança livro Secas no Alto Rio São Francisco

Diretor da DHT, Stenio Petrovich e o autor Marcus Suassuna no lançamento do livro

O Livro ‘Secas no Alto Rio São Francisco’, escrito pelo engenheiro civil e pesquisador em geociências na área de hidrologia da CPRM, Marcus Suassuna, foi lançado no dia 24 de maio, em Brasília. O evento contou com a participação do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Stenio Petrovich. O trabalho é uma adaptação do mestrado desenvolvido por Suassuna na Universidade Federal de Minas Gerais e durou três anos e meio para ser concluído.

O livro trata de um tema relevante para a realidade brasileira: as secas, suas mudanças de comportamento ao longo do tempo e os possíveis preditores de sua ocorrência. A ideia aborda temas importantes não só para a CPRM, mas também para as geociências e para a hidrologia no Brasil e no mundo.

O material serve de base para autoridades governamentais compreenderem melhor esse fenômeno com intuito de gerenciarem os riscos relacionados às secas, uma vez que esses desastres naturais provocam vítimas e limitam o desenvolvimento econômico nas regiões afetadas. 

Marcus Suassuna autografa os livros
Secas no Alto Rio São Francisco
Em sua obra, o autor desenvolveu uma versão mais robusta do índice de seca SPI (Standardized Precipitation Index) e por meio dele analisou mudanças no comportamento desses fenômenos naturais ao longo do tempo. Com o objetivo de realizar previsões, tentou estabelecer relações entre secas e índices climáticos, tais como El Niño e Oscilação Decenal do Pacífico.

Suassuna, que é colaborador da CPRM desde 2013, busca por meio da obra aumentar o número de trabalhos dedicados às secas. “Foi uma colaboração modesta, mas ficarei feliz se no futuro perceber que ajudei no aumento de estudos sobre secas. Espero que novos pesquisadores possam fazer bom uso de dados hidrológicos disponíveis pela rede hidrometeorológica nacional e fortalecer a ideia de que o mundo, inclusive seu clima e hidrologia, estão em processo constante de mudança”, explicou Suassuna. 


Para adquirir a obra clique aqui.