quarta-feira, março 16

Dia Internacional da Mulher é celebrado nas unidades regionais da CPRM

Residência de Teresina conta com programação especial 
para o Dia Internacional da Mulher 

Unidades regionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), com o apoio dos Comitês Regionais do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, fizeram uma série de homenagens às mulheres que trabalham nas mais diversas áreas da empresa em virtude do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Na busca constante pela igualdade, a CPRM participa da 6ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Governo Federal.

As superintendências de Belém, Salvador e Belo Horizonte exibiram para as colaboradoras o filme recém-lançado “As sufragistas”. A história mostra a luta das mulheres pelo direito ao voto na Inglaterra do início do século XX. 


Salvador adotou a cor laranja nas mensagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher reforçando a necessidade de combate a todo tipo de violência contra a mulher, de acordo com a campanha “UNA-SE pelo Fim da Violência contra a Mulher” desenvolvida pelas Nações Unidas, que proclamou o dia 25 de cada mês como um Dia Laranja.

Representante da Secretaria da Mulher de Recife, Elizabeth 

Godinho, conversa com funcionárias 
Em Goiânia, além da exibição do filme, foi mostrado um vídeo da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi explicando a importância das pessoas serem feministas. Em Recife, o filme foi exibido e foi feita uma programação especial: café da manhã com palestra sobre o Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça, ginástica corporal, massagens, limpeza de pele, jogo de vôlei e conversa com a secretária da Secretaria da Mulher de Recife, Elizabeth Godinho.

Na Residência de Teresina a semana contou com várias atividades especiais: pronunciamento de membro do Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça, Paula Lima, do chefe da unidade, Francisco Robério, e do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antonio Bacelar, discursos de funcionárias, organização do Cine Equidade com o filme As Sufragistas, palestra com a psicóloga Valquíria Nogueira sobre violência e emponderamento. Houve também aula especial com o professor de Educação Física Décio Costa Neto e distribuição de brindes.

Já em Porto Velho foi realizado com um coquetel pela manhã com a participação de todos os empregados. As mulheres da unidade ganharam sessões de Massoterapia e na parte da tarde aula de zumba, uma cortesia da Empresa Elphaclinica Medicina do Trabalho.   

Em Manaus, a comemoração contou com a presença do diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, que ressaltou a importância que as mulheres têm na empresa. A assistente social Sônia Oliveira leu um texto sobre o Dia Internacional da Mulher e, ao final, aconteceu um lanche.

A sede da CPRM, em Brasília, fez uma sessão de fotos com as funcionárias e mostrou dados sobre a presença das mulheres na empresa. Houve um café da manhã especial e brindes distribuídos a todas as mulheres.

Belém prestigia mulheres com sessão de filme e debate
O Escritório do Rio de Janeiro, em parceria com o Museu Ciências da Terra, homenageou as funcionárias. Foi organizado um evento chamado “Bossa Cultural” que celebrou o Dia Internacional da Mulher e ajudou a fazer a divulgação científica do museu. Houve a apresentação da cantora Valéria Sataminni, a exposição “De tempos em tempos” da artista Luiza Marinho e leitura de crônicas pelas funcionárias. Além disso, foi feito um vídeo prestigiando as mulheres que trabalham na unidade.


Como forma de homenagear todas as mulheres da empresa, os diretores da CPRM gravaram um vídeo prestigiando o serviço que é feito por todas e reconhecendo a importância de combater cada vez mais a desigualdade de gênero e raça. 

Confira a galeria de fotos completa.