quarta-feira, dezembro 2

Informe técnico revela registro dos primeiros corpos com afinidade kimberlítica na Província Borborema

Amostras das instruções kimberlíticas Santa Fé-1 (A) e Santa Fé-2 (B) 


Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) evidenciaram a presença de duas intrusões de afinidade kimberlítica no Sítio Santa Fé, município de Pedro Avelino, localizado no Rio Grande do Norte.

Os primeiros corpos kimberlíticos encontrados no domínio Rio Piranhas-Seridó da Província Borborema foram denominados Santa Fé-1 e Santa Fé-2. Eles são semelhantes no que se refere à composição e textura, apresentando cor verde amarronzado a esbranquiçado e com elevado grau de intemperismo. Além disso, o mineral granada do corpo Santa Fé-1 possui composição química compatível com a de granadas associadas com diamantes.

Segundo Evandro Klein, chefe da Divisão de Geologia Econômica (DIGECO) e editor do informe, a descoberta é relevante, pois abre perspectiva para a existência de diamantes em uma área que, até o momento, não se mostrava potencial para esse recurso mineral.

A equipe responsável pela elaboração do segundo informe técnico da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) é composta pelos pesquisadores: Izaac Cabral Neto, Lys Matos Cunha, Francisco Valdir Silveira, Felix Nannini, Roberto Gusmão de Oliveira, Weldom Saraiva de Souza e Ana Karoline Bezerra.


Os trabalhos de campo do Projeto Diamante Brasil foram realizados no âmbito do Programa Geologia do Brasil e integra a ação “Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil”, ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), que está sendo executado pelo Departamento de Recursos Minerais (DEREM) da CPRM.

Confira esta edição, acesse: http://goo.gl/OEDoAO