sexta-feira, dezembro 11

Funcionários de Rondônia recebem treinamento para melhorar o uso de GPS

Curso ministrado pelos geólogos Dalton Valentim, 
Rodrigo Adôrno e Guilherme Ferreira, da DGM

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da CPRM –REPO,  realizou treinamento sobre uso de equipamentos GPS para funcionários da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA) de Rondônia.

O curso ocorreu nos dias 3 e 4 de dezembro e foi resultado de uma demanda do Governo Estadual de Rondônia junto a CPRM, com objetivo treinar cerca de 15 profissionais da agência.

O curso foi dividido em duas etapas. A primeira destacou a teoria relacionada a temas como: sistemas de coordenadas UTM e geográfica; princípios de funcionamento do sistema GPS; e tipos de equipamentos. Na segunda etapa, os alunos manusearam os equipamentos GPS e operaram softwares de apoio de transferência de dados espaciais.

Os geólogos Dalton Valentim, Rodrigo Adôrno e Guilherme Ferreira da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) ministraram o curso que teve a carga horária total de 12 horas. Segundo o ASSPRO-DGM, Cassiano Costa e Castro, a disponibilização de técnicos para este tipo de atividade contribui para a valorização profissional, desenvolvimento pessoal e fortalecendo a integração entre instituições governamentais.