quarta-feira, dezembro 9

Celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção

Evento da CGU em Brasília
A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou nesta quarta-feira (9/12), em parceria com o Ministério da Justiça, a Agenda de Combate à Corrupção do Governo Federal. A cerimônia de celebração pelo Dia Internacional Contra a Corrupção teve a participação do ministro-chefe da CGU, Valdir Simão.
As ações estão reunidas no site Todos Juntos Contra a Corrupção e estão relacionadas ao seguinte tripé de atuação: prevenção, detecção e punição. O objetivo é consolidar e dar transparência a todo esforço governamental para o enfrentamento da corrupção no Brasil.


Foi lançado também, o Banco de Preços, um sistema capaz de calcular valores de referência para produtos adquiridos pelo Poder Executivo Federal. A ferramenta será disponibilizada no Portal da Transparência e irá proporcionar maior precisão na estimativa de gastos de empresas, entidades e órgãos públicos. 
Orientações para administração pública



As publicações explicam o programa de compliance, presente na Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), e trazem normas que podem auxiliar na construção ou aperfeiçoamento de instrumentos destinados à prevenção, detecção e remediação de atos lesivos ao poder público nacional e estrangeiro.