segunda-feira, dezembro 21

CAPES premia pesquisador da CPRM por melhor tese na área de Geociências

Orientador professor Umberto Cordani, assessor da DGM, Noevaldo Teixeira 
e  Carlos Eduardo de Araújo

O pesquisador em geociências da Divisão de Geodinâmica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Ganade de Araújo, recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado (dentre as teses defendidas em 2014), na área de geociências, no Prêmio Capes de Tese e do Grande Prêmio Capes de Tese 2015.

O geólogo recebeu a honraria pelos produtos científicos derivados da tese Evolução tectônica da margem ativa neoproterozoica do Orógeno Gondwana Oeste na Província Borborema”, defendida na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do professor Umberto Cordani. A cerimônia foi realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, na quinta-feira (10/12), em Brasília. 

Na CPRM desde 2007, Ganade atua de maneira multidisciplinar nos temas relacionados à evolução crustal continental e construção de montanhas, com foco na Geologia Isotópica e Petrologia para a determinação da idade, fonte e taxas de processos tectônomagmáticos e metamórficos de alto grau. 

Carlos Eduardo na cerimônia de premiação em Brasília
Também recebeu o prêmio Murilo Quintans Ribeiro Bastos, que foi orientado pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura. Bastos apresentou tese de doutorado com o tema: “Dos sambaquis do Sul do Brasil à diáspora africana: estudos de geoquímica isotópica de séries esqueléticas humanas escavadas de sítios arqueológicos brasileiros”, pela Universidade de Brasília (UnB).

O Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese foram instaurados em 2005 e são entregues anualmente às melhores teses de doutorados defendidas e aprovadas em cursos reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-graduação.

Para a premiação, são considerados os quesitos relevância científica, tecnológica, cultural, e social, originalidade, inovação e valor agregado ao sistema educacional. A seleção é feita por comissões formadas por membros da comunidade em cada área.
Este ano, o prêmio contou com 735 teses de doutorado inscritas por 86 instituições. Destas, 48 teses defendidas em 2014 foram premiadas e 86 receberam menções honrosas.