quinta-feira, novembro 5

Pesquisador da CPRM é aprovado em doutorado na UFPE

Momento em que a banca examinadora aprovou a tese de João Salgueiro
O Engenheiro hidrólogo João Salgueiro, pesquisador em geociências, da Superintendência Regional de Recife, defendeu tese de doutorado, no Centro de Tecnologia e Geociência (CTG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A tese foi desenvolvida na área de Tecnologia Ambiental e Recursos hídricos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade, sob o título: “Eventos extremos máximos de precipitação na Sub-bacia 39 e o caso do alerta na cidade de Recife”.


Nesse estudo, Salgueiro analisou a tendência das chuvas intensas, as alterações na frequência da precipitação diária máxima anual, e a influência da temperatura da superfície do mar – TSM sobre os eventos máximos precipitados. Na ocasião, analisou também o comportamento da chuva capaz de produzir desastres naturais na cidade de Recife, como alagamentos e deslizamentos de morros.

Por se tratar de um tema de interesse regional, a Universidade de Pernambuco – UPE e a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), solicitaram que palestras fossem realizadas em suas respectivas  instituições. A tese foi orientada pela Professora Drª Suzana Montenegro da UFPE e pelo pesquisador em geociências da Superintendência de Belo Horizonte e  coordenador do Departamento de Hidrologia, Eber de Andrade Pinto.