quinta-feira, novembro 5

CPRM é finalista no concurso de boas práticas da Controladoria Geral da União

Advogados da CPRM Mauricio Mattos, Maria Aparecida Lima, Emilia Hamam
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é um dos finalistas do III Concurso de Boas Práticas, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU). A ação tem como objetivo reconhecer e destacar as iniciativas do Poder Executivo Federal que ajudam na melhoria da gestão pública.


A CPRM é uma das cinco finalistas na categoria “aprimoramento das apurações disciplinares e de responsabilização de entes privados”. Os critérios de julgamento envolvem criatividade, inovação, custo-benefício e  impactos.

O teor da norma interna AAS 06.01, de 27 de novembro de 2014, levou a empresa  a compor a lista de finalistas.  Os objetivos gerais desse regramento visa prover o princípio da segurança jurídica, onde as regras procedimentais devem ser claras, para compreensão e exercício pelas partes interessadas e ainda,  buscar o princípio constitucional da eficiência, através do qual se impõe que as ações administrativas alcancem resultados positivos.

Para a consultora jurídica, Ana Paula Leal, a norma se destaca principalmente por conter um maior detalhamento dos procedimentos, um forte viés didático e a inclusão de princípios da Administração Pública nos seus artigos, com isso, auxilia os gestores da CPRM, que atuarão como autoridade julgadora ao final de cada procedimento ou processo.

Além disso, houve também uma novidade: a previsão da Câmara de Conciliação e Arbitragem que vai servir como uma alternativa de resolução de conflitos por meio de diálogos, tornando a solução algo mais simples e prático.


O resultado final do concurso sai em dezembro.