terça-feira, novembro 10

CPRM participa do XXVI Simpósio de Geologia do Nordeste

Manoel Barretto discursa sobre os trabalhos
de mapeamento realizados no Brasil


Aconteceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, um dos eventos mais importantes da área de Geociências do país: o Simpósio de Geologia do Nordeste que congrega profissionais de diversas áreas para discutir e apresentar pesquisas e ações que aproximam cada vez mais a academia científica da sociedade. O tema desta 26ª edição, que ocorreu de 05 a 08 de novembro, foi Geologia e Desenvolvimento.


Brindes do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
 distribuídos na abertura pela CPRM
Sendo o simpósio regional mais antigo da Sociedade Brasileira de Geologia, o evento promoveu minicursos, excursão de campo e curso básico de ensino de geociências com aulas práticas de campo. O evento contou com 602 inscritos, apresentação de 462 resumos (orais/painéis) distribuídos em 10 sessões temáticas que abrangem grande parte das áreas das ciências da Terra.

O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, participou da mesa de abertura, sendo o conferencista do evento. Na apresentação, Barretto explicou a missão da empresa de gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para ajudar no desenvolvimento do país. Enfatizou a importância que o trabalho da empresa tem para o desenvolvimento científico e até mesmo econômico e falou também sobre a importância da participação das universidades brasileiras nos projetos desenvolvidos pela CPRM.

Manoel Barretto entrega a placa de homenagem
 ao professor Benjamim Bley
A comissão organizadora do evento fez ainda uma homenagem ao geólogo Benjamim Bley de Brito Neves que esteve presente em todas as edições do simpósio. Como agradecimento, Baretto entregou uma placa de homenagem ao pesquisador.

Na abertura, houve também a entrega de kits do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e explicações sobre a finalidade desta iniciativa e a importância na empresa.

Pela CPRM, participaram ainda o chefe do Departamento de Recursos Minerais, Francisco Valdir Silveira, o superintendente regional de Recife, Waldir Duarte Costa Filho, a chefe do Núcleo de Apoio de Natal, Maria da Guia Lima, além de gerentes, coordenadores, supervisores e diversos pesquisadores que compõem o quadro da empresa.