quarta-feira, novembro 4

CPRM participa de encontro no Peru sobre Amazônia

Diretor Stenio Petrovich e os professores Elton Dantas e Farid Chemale

Pesquisadores que se dedicam a realizar estudos na região amazônica se reuniram em Cuzco, no Peru, durante a 6º reunião científica do Projeto Hidrologia e Geoquímica da Bacia Amazônica (HiBAm), fruto de cooperação entre Brasil e França. O projeto visa desenvolver estudos e pesquisas para o melhor conhecimento das características hidrológicas e hidrogeoquímicas da região.


O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Stenio Petrovich Pereira, e Andre Luis Martinelli Real dos Santos, gerente  de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência de Manaus e os professores Elton Dantas da UnB e Farid Chemale da Unisinos estiveram no encontro. Na ocasião, os pesquisadores do ClimAmazon apresentaram os resultados do projeto que foram discutidos com a comunidade cientifica.

Outro ponto importante do evento foi o debate sobre a relação entre tectônica e clima, no âmbito da evolução dos Andes e da bacia Amazônica. Neste, foram apresentados detalhes sobre os "hot spot" de chuva, nos quais a pluviosidade pode chegar a mais de 15 mil milímetros por ano e gerar impacto nos processos erosivos. 

Martinelli durante apresentação dos trabalhos realizados
pela CPRM na Amazônia legal

Dinâmica fluvial


Durante o encontro, Andre Luis Martinelli apresentou o projeto sobre a dinâmica fluvial do sistema Solimões - Amazonas. Martinelli explicou que o projeto realiza medições de descarga líquida, sólidas, de qualidade de água, radiometria de campo, além da coleta de dados por GPS sobre declividade da linha d'água. Esses dados segundo ele são processados  e cruzados com informações dos satélites.