quinta-feira, outubro 8

Programa + Líder ensina como conduzir uma reunião

Para o ex-executivo de soluções da Yahoo, Tim Sanders, o líder 
deve planejar antecipadamente as pautas da reunião 

Para liderar um grupo, uma divisão ou uma empresa é necessário, primeiramente, conduzir bem uma reunião. É papel do líder fazer com que reuniões sejam frequentes, eficazes e satisfatórias para toda equipe.

É importante que haja planejamento, pontualidade e questões pré-definidas a serem abordadas. Napoleão Bonaparte dizia que a tarefa do líder é definir a realidade e, então, apresentar a esperança. Reuniões devem ser, antes de tudo, motivadoras. 

Além disso, abordar os pontos positivos é a melhor maneira de começar um diálogo. De acordo com o ex-executivo de soluções da Yahoo, Tim Sanders, essa iniciativa ajuda a estimular todos os membros da equipe a se empenharem mais. Outro aspecto importante é concentrar-se nas decisões para que o encontro produza maiores e melhores resultados.

Sanders afirma ainda que a duração média de uma reunião deve ser de, no máximo, 45 minutos. “A pontualidade deve ser seguida a risca”, enfatiza.  A ação evita que seja desperdiçado muito tempo em assuntos repetidos ou que discussões menos importantes sejam prologadas.


“Fale só quando for preciso, ouça tudo com atenção”, afirma Sanders. Assim, há mais participação de todos os membros do grupo e mais variedade de pontos de vista, o que pode ajudar principalmente na soluções de conflitos.