quinta-feira, outubro 1

CPRM participa de projeto na comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro

Geólogo Jorge Pimentel durante aula ministrada
na comunidade da Rocinha

A engenheira hidróloga Marta Ottoni do  Dehid e o geólogo Jorge Pimentel participaram, no último dia 29, de uma atividade realizada na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. No evento, foi ministrada uma aula sobre desastres naturais para crianças e adolescentes da comunidade.

Pimentel utilizou a cartilha “Comunidade Mais Segura” da CPRM para explicar detalhadamente aos alunos o que são desastres naturais, como ocorrem, como devem ser evitados e o comportamento a ser adotado pelas comunidades diante das catástrofes.

O geólogo também alertou sobre a importância de não jogar lixo nas encostas e como cuidar das áreas comuns de sua comunidade, e ensinou os alunos a perceber os sinais de risco de desabamento. Pimentel explicou como é o trabalho de um geólogo, sobre a utilidade da profissão e as dificuldades encontradas durante os trabalhos de campo.

A aula aconteceu no Instituto Reação, dentro do Complexo Esportivo da Rocinha, e foi solicitada pela engenheira hidróloga Marta Ottoni que é voluntária na comunidade, onde trabalha com meditação transcendental com os alunos.


Os estudantes ficaram muito interessados e contaram aos funcionários da CPRM que a matéria fazia parte de suas vidas. Com o aprendizado, as crianças podem se defender melhor quando uma situação de deslizamentos acontece.