sexta-feira, outubro 2

CPRM participa de missão nos EUA em parceria com o USGS e ANA

Pesquisadores durante missão nos Estados Unidos
A pesquisadora em geociências, Marta Vasconcelos Ottoni, representou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na primeira missão realizada nos Estados Unidos (EUA), entre os dias 21 e 25 de setembro, vinculada ao projeto de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Águas (ANA), o United States Geological Service (USGS) e a CPRM.
O objetivo do trabalho foi apresentar alguns estudos interpretativos em recursos hídricos (RH), desenvolvidos pelo serviço geológico americano, voltados especificamente para os temas de qualidade da água e estimava de demanda desses recursos.
Durante o primeiro encontro em Norcross, Georgia, no escritório do USGS, Marta Ottoni divulgou os trabalhos desenvolvidos pela empresa, além de participar de discussão sobre os temas da missão. A ANA, por sua vez, também apresentou desafios na elaboração de estudos que servirão de subsídios ao planejamento dos RH no Brasil.
Segundo a pesquisadora, que integrou o grupo trabalho com enfoque nas questões de qualidade de água, foram abordados os seguintes temas: descrição do modelo SPAtially-Referenced Regressions On Watershed atributes (SPARROW); do programa Precipitation – Runoff Modeling System (PRMS); modelagem na interface água superficial e subterrânea a partir do uso dos modelos PRMS e MODFLOW; exemplo de recuperação das condições bióticas de alguns reservatórios dos EUA; e, por fim, uma palestra sobre o programa de monitoramento em bacias experimentais americano, denominado Water, Energy and Biogeochemical Budgets (WEBB).
Apresentação da pesquisadora Marta Vasconcelos da CPRM
O segundo encontro foi realizado na Bureau of Reclamation em Arlingtion, Washington. Na ocasião, representantes da Bureau esclareceram o panorama geral do Programa Sustain and Manage America’s Resources for Tomorrow (WaterSmart), exibiram estudos de casos em reúso de água, atividades em sensoriamento remoto e segurança de barragem, e mapas de vulnerabilidade a inundação e seca.

No último dia da missão, em Reston, o programa SPARROW foi exposto de forma detalhada, destacando as aplicações do uso do programa como ferramenta na gestão de recursos hídricos.  Segundo Marta Ottoni, a missão possibilitou uma excelente oportunidade para a expansão do conhecimento de questões enfrentadas atualmente pelo Brasil,  a partir dos temas abordados e destacados pelos representantes da ANA, como também das experiências enfrentadas pelo USGS.