quarta-feira, outubro 28

CPRM lança Informe Técnico sobre descoberta de fosfato no Piauí

Amostra de rocha fosfática encontrada pelos pesquisadores da CPRM

A Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) da CPRM lança esta semana o Informe Técnico, um novo canal de divulgação de informações relevantes para a comunidade geocientífica e o setor mineral. O Informe Técnico busca informar sobre descobertas relevantes durante a execução de projetos realizados pela empresa no País. Em sua primeira edição, a publicação traz informações sobre a descoberta de ocorrência de fosfato no Piauí.

A descoberta foi feita pelos geólogos Douglas Silveira e Camila Basto da Residência de Teresina, durante trabalho de campo do projeto Integração Geológica e de Recursos Minerais das Faixas Marginais da Borda Norte-Noroeste do Craton São Francisco - Subárea Riacho do Pontal e Província Borborema, inseridos no ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3).


Os geólogos encontraram uma ocorrência de rocha fosfática com teores pontuais relativamente elevados de fósforo, na localidade de Poço Danta, município de Jacobina do Piauí, localizado no sudeste do estado. As mineralizações foram identificadas em três afloramentos, ao longo de 6,5 km de extensão. A largura das zonas aflorantes varia de 40 a 400 metros.

O chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM) Francisco Valdir Silveira explica que a iniciativa visa divulgar dados técnicos relevantes durante a execução dos projetos da CPRM sem necessidade de aguardar a finalização dos projetos e publicação do relatório final que pode demorar até três anos.

O editor do Informe Técnico é o chefe da Divisão Geologia Econômica (DIGECO), Evandro Klein e cada edição contará com corpo de revisores especialistas no tema ou área enfocados.


Clique aqui para visualizar o Informe Técnico completo.