sexta-feira, outubro 30

A alegria é uma comunicação bem estabelecida em casa, no trabalho e na vida

Doutores da Alegria conquistam profissionais por meio do humor

As intervenções em empresas surgiram como forma de ampliar o alcance do trabalho dos "Doutores da Alegria" e buscam levar a cultura da alegria para dentro do ambiente do trabalho. No mês das comemorações em homenagem ao Dia do Servidor, 28 de outubro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel) abriu as portas do auditório em Brasília, onde também fica a CPRM, para uma palestra interessante e diferente.

Diretores e funcionários da Aneel participaram da atividade que abordou como alcançar a alergia para realizar sonhos de forma leve e descontraída. Para o palhaço e palestrante, Wellington Nogueira, o objetivo do grupo não é levar respostas para a empresa e sim brincar com as perguntas dos funcionários.  Enquanto as crianças são internadas em hospitais, os adultos estão sendo internados nas empresas”, disse Nogueira, que se considera doutor em besteirologista.



Funcionários participam das atividades de imaginação e integração
“Acreditamos que a intervenção cênica do palhaço em caráter regular pode inspirar pessoas, e pessoas inspiradas, por sua vez, podem promover verdadeiras transformações”, explicou.

Na ocasião, todos participaram de exercícios de relaxamento e assistiram uma encenação teatral. Depois da palestra foi realizada uma oficina para compartilhar, em uma breve vivência de três horas, elementos importantes para o palhaço. Foram ministrados jogos de integração e sensibilização para a importância do olhar e da escuta com foco na qualidade das relações. No começo da tarde todos estavam sérios e quietos, mas no decorrer da programação a equipe dos "Doutores da Alegria" tiraram sorrisos e gargalhadas da plateia.

“Alegria na empresa não pode ser imposta. Queremos que a arte da conquista seja  um comportamento diário. Nem tudo que você vê é o que é. Nem tudo que você escuta é o que é”, disse o palhaço doutor. Para ele, o lixo do julgamento impede de enxergar as pessoas como elas são. "É preciso ter cabeça oca, no sentido de estar vazia para fazer leituras. O ser humano é um grande livro”, afirmou. O desafio é aplicar esses conceitos na prática diária: casa, trabalho e vida. O humor é importante para nossa saúde, assim aprendemos a celebrar a vida e o que temos.

Wellington Nogueira explica como é o 
trabalho nos hospitais e nas empresas
Doutores da Alegria – O Programa de Palhaços Besteirologistas é o trabalho-mãe da ONG Doutores da Alegria, sem fins lucrativos, que teve o trabalho ampliado para instituições da sociedade e do governo. Desde 1991, já foram mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas.

Os recursos provenientes do trabalho nas empresas são 100% revertidos para a manutenção e o fortalecimento da atuação nos hospitais públicos atendidos em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Recife. E em 2014, foram mais de 180 mil visitas a pacientes, seus acompanhantes e profissionais em hospitais em São Paulo e no Recife. No total, foram 68.136 encontros com crianças em sete hospitais paulistanos e quatro hospitais recifenses.

Assista ao vídeo Sorria para crescer no trabalho
https://www.youtube.com/watch?v=5DVvpVXSZcE&app=desktop 

Saiba sobre os Doutores da Alegria - http://www.doutoresdaalegria.org.br/