terça-feira, setembro 1

Técnico da Sureg-GO participa do Curso de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios

Participantes trabalham nos dados obtidos durante o curso
O técnico em geociências Arthur de Oliveira Amaral, da Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO), participou do "XIV Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios", no período de 20 a 30 de agosto de 2015, em Manacapuru - AM.


O curso visa capacitar e aperfeiçoar os profissionais de diversos órgãos federais e estaduais do Brasil e da América do Sul, que desenvolvem ou pretendem desenvolver trabalhos na área de recursos hídricos, com técnicas e metodologias utilizadas em trabalhos de medição de descarga liquida em grandes rios.

Durante as atividades, foram apresentados três métodos de medição, onde cada participante teve a oportunidade de acompanhar a aplicação de todos os procedimentos. Simultaneamente às medições, foram aplicados exercícios de fixação para melhor entendimento dos resultados.

Uso de equipamentos no curso
Os métodos de medição de descarga líquida analisados no curso foram: barco não ancorado, barco ancorado e com o uso de medidor acústico de efeito doppler (RDI - WH Rio Grande 600 HKz e SonTek - M9).


Na sequência, foram apresentados os resultados calculados nas medições feitas ao longo do curso por meio dos três métodos. Após o tratamento dos dados a equipe procedeu uma análise comparativa entre os processos, sendo possível inferir as vantagens e desvantagens de cada técnica.
Embarcação escola