terça-feira, setembro 1

Brasil e Japão realizam 5ª Reunião Técnica do Projeto GIDES

Técnicos da CPRM e especialistas durante o evento

O Departamento de Gestão Territorial (Deget) da CPRM, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) se reuniram para a 5ª reunião técnica do projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (Gides). O encontro ocorreu entre os dias 25 e 26 de agosto no Escritório do Rio de Janeiro.

Foram apresentadas as metodologias de mapeamento adotadas pelo governo japonês. Os resultados preliminares dos trabalhos feitos pelos consultores da Jica no cadastramento de rupturas em encostas nos municípios de Blumenau (SC), Nova Friburgo e Petrópolis (RJ), além de Antonina e Morretes (PR). 


O objetivo dos cadastramentos é traçar os parâmetros geotécnicos e as características de cada ruptura para fazer o tratamento estatístico que vai subsidiar a aplicação da metodologia japonesa no Brasil. O trabalho vai ter continuidade nas cidades de Cubatão, Salvador, Recife e Ouro Preto com o apoio de equipes técnicas das unidades regionais da CPRM.

Além disso, foram discutidos na reunião o formato e os temas que vão ser abordados no manual técnico sobre mapeamento de áreas de riscos.

A analista de infraestrutura do Ministério das Cidades, Fernanda Barbosa, afirma que a parceria e os encontros técnicos são importantes para definir restrições de uso e ocupação do território para poder prevenir situações de risco. “A reunião ajuda a estabelecer formas de utilizar esses produtos do mapeamento no planejamento urbano”, ressalta.

O coordenador do Cenad, Rafael Pereira, ressalta também que a cooperação internacional firmada entre Brasil e Japão simbolizou um grande avanço nas discussões sobre mapeamento e que a meta é em breve alcançar uma metodologia unificada e acessível a todas as instituições do Brasil.

Além da equipe da Jica, CPRM e Cenad, participaram do evento técnicos do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden - RJ), Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM – RJ), Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), Instituto de Geotécnica (Geo-Rio), representante do município de Blumenau e agentes da Defesa Civil dos municípios de Angra dos Reis, Petrópolis, Nova Friburgo e do estado de São Paulo. Professores da UFRGS, UERJ e PUC-RJ também estiveram presentes.


Os trabalhos da reunião foram coordenados pelos geólogos da CPRM Jorge Pimentel, Pedro Pfaltzgraff, Maria Emília Brenny, Thiago dos Santos Dutra e Edgar Shinzato, além da participação da chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da CPRM, Maria Glícia da Nóbrega.