quarta-feira, setembro 16

Seminário debate usos de pós de rocha na produção de alimentos

Magda Bergmann aborda os trabalhos de prospecção de rochas
para remineralização de solos executados pela CPRM
Com a presença de cerca de 300 pessoas, entre agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes, transcorreu no dia 28/08, na Embrapa Clima Temperado Pelotas-RS, o Seminário Estadual Usos de Pós de Rocha na Produção de Alimentos. O evento representa uma realização do Movimento dos Pequenos Agricultores, com apoio e participação de várias entidades, entre elas o Ministério de Desenvolvimento Agrário e a Embrapa.


Durante o seminário, os participantes acompanharam temas voltados para a exposição do estado da arte das pesquisas e disponibilidade de conhecimentos para ampliação do uso de pós de rocha na agricultura; da transição agroecológica; e da produção de alimentos saudáveis. Também discutiu-se a importância da geração de massa crítica nesta área de conhecimento, entre agricultores e movimentos sociais.

Solenidade de abertura do Seminário
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do evento com uma palestra proferida pela geóloga Magda Bergmann, da Superintendência Regional de Porto Alegre. Na ocasião, Bergmann apresentou o tema: “Prospecção e caracterização de materiais geológicos para remineralização de solos pela CPRM”, com ênfase nos trabalhos realizados pela CPRM na pesquisa e caracterização de rochas para remineralização de solos.


A CPRM também participou recentemente dos trabalhos que forneceram subsídios ao mapa para normatização das especificações, garantias, tolerâncias, registro, embalagem e rotulagem dos remineralizadores e substratos para plantas destinados à agricultura, e conta com um acordo de cooperação com a Embrapa para pesquisas nesta área.