segunda-feira, setembro 14

Pesquisadores da UFMG e Embrapa buscam informações da CPRM para execução de projeto

Antonino Borges aborda os levantamentos de geofísica existentes
 e outros que podem ser aplicados em Minas Gerais

A Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) recebeu, na sexta-feira, 11 de setembro, a professora Adriana Monteiro, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o pesquisador João Herbert Viana, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os pesquisadores estiveram na Sureg-BH em busca de informações com técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), especialmente na área de geofísica, capazes de contribuir para a execução do projeto “Recursos hídricos na Bacia do Córrego do Marinheiro, Sete Lagoas, MG: Gestão do Uso da terra, qualidade da água e disponibilidade para sistemas irrigados". Esse projeto é uma parceria entre a UFMG e a Embrapa, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

O projeto envolve, dentre outras ações, mapeamento pedológico e geológico. Em função de os mapeamentos existentes exigirem conhecimentos mais detalhados da área e objetivos da pesquisa, Adriana Monteiro e João Viana concluíram que havia a necessidade de se conhecer como refinar as informações a partir de outros dados, em especial a geofísica.

Para atender à demanda dos pesquisadores da UFMG e da Embrapa, houve uma apresentação, pelo geofísico Antonino Juarez Borges, da Sureg-BH, que mostrou os diferentes métodos de geofísica que poderiam ser aplicados no projeto. Na apresentação, Antonino Borges focalizou a geofísica de solos, área de maior interesse dos executores do projeto.

Após a apresentação, passou-se à discussão quanto às informações existentes nas diversas áreas (geologia, geofísica, hidrologia, hidrogeologia e sensoriamento remoto) e a viabilidade de uso na área de enfoque com a colaboração de todos os pesquisadores presentes da CPRM .

A reunião foi finalizada com a manifestação de interesse das instituições em parcerias futuras de trabalho e com previsão de um novo encontro técnico. Participaram, pela CPRM, o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Márcio Cândido; o gerente de Geologia e Recursos Minerais, Márcio Silva; a hidrogeóloga, Maria Antonieta Mourão; o geólogo, Claiton Pinto; e os geofísicos, Antonino Borges, Caio Matos, Diego gomes, Higo Nunes  e Marco Couto.