quarta-feira, setembro 30

Comissão de Sustentabilidade inicia treinamento e distribui novas xícaras em escala nacional

Ana Paula Petito durante o treinamento da coleta seletiva

Com o objetivo de melhorar a sustentabilidade dentro da CPRM, a coordenadora da Comissão de Sustentabilidade, Ana Paula Petito, organizou entre os dias 21 e 22 de setembro, um treinamento sobre coleta seletiva no Escritório do Rio de Janeiro (ERJ).

A primeira fase da capacitação foi realizada com os funcionários da área de serviços gerais. A segunda etapa está prevista para os dias 20 e 27 de outubro com os trabalhadores do apoio administrativo do ERJ. Durante o treinamento foram apresentados os conceitos básicos de Sustentabilidade, princípios de Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e os aspectos socioeconômicos e ambientais da Coleta Seletiva.

35 funcionários participaram do treinamento. O curso teve duração de uma hora e ao final todos os participantes receberam certificado. As atividades fazem parte do processo de educação ambiental continuada da coleta seletiva, além da unificação com a sustentabilidade.

A pesquisadora em geociências, Myrla Vieira,
recebendo a xícara na Sede
Além dos treinamentos, o programa CPRM Sustentável também deu início à distribuição das xícaras de café em escala nacional. Os coordenadores regionais da Sede, Belo Horizonte e Porto Alegre entregaram as xícaras para cafezinho feitas de fibra de coco entre os dias 25 e 29 de setembro.

Em Brasília, as responsáveis pela comissão, Valdinéia dos Santos e Gabriela Leitão organizaram a entrega a todos os funcionários da empresa. Para a pesquisadora em geociências, Myrla Vieira, esta iniciativa é importante para reforçar o papel sustentável da empresa. “Desejo muito que estas práticas continuem”, ressalta.

Aline Castilho durante a entrega da xícara de fibra de coco
Na Superintendência Regional de Belo Horizonte, 143 funcionários receberam as xícaras. “É uma excelente iniciativa, uma vez que contribui para a diminuição do uso de copos plásticos descartáveis e conscientiza as pessoas para a importância das ações voltadas para a sustentabilidade", disse a pesquisadora em Geociências, Alice Castilho.


Durante o evento, na Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), os funcionários puderam estrear as novas xícaras com um Coffee Sustentável e assistir ao vídeo “A História das Coisas”, que busca conscientizar os funcionários para questões de consumo e utilização dos recursos naturais.

Para Ana Lúcia Borges Fortes Coelho, bibliotecária da Sureg-PA, a preocupação com o meio ambiente é um valoroso projeto da CPRM. “São pequenas iniciativas de conscientização como esta que mostram que é possível interagir com o meio ambiente, preservando, poluindo menos, gastando menos e respeitando as futuras gerações”, afirmou.