quarta-feira, setembro 30

Palestra aborda gestão documental da CPRM

Rosangela Cunha citou instrumentos básicos da gestão de documentos

A implementação de uma gestão integral de documentos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi assunto de palestra nessa terça-feira (29/09), no Escritório do Rio de Janeiro, com representantes de todas as áreas da empresa. Na ocasião, a palestrante da empresa ISSX, Rosangela Cunha, explicou como será feita a organização dos documentos, a partir de um diagnóstico sobre a Gestão Documental, que é requisito básico para a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI).  A atividade foi transmitida para todas as unidades locais.

A chefe da Divisão de Documentação Técnica (DIDOTE), Roberta da Silva, ressaltou ainda a função da Divisão em conduzir o processo de gestão documental da empresa. “Firmamos um contrato com ISSX para fazer o diagnóstico da situação atual, pontos negativos e positivos e mapear soluções. Não podemos ter documentos acumulados sem organização adequada”, afirmou.

Representantes de várias áreas da empresa
participaram da palestra
Rosangela Cunha informou que todas as áreas vão receber um formulário com questionamentos e explicações sobre o trabalho que será realizado. “A partir dessa ação, teremos um levantamento de dados da CPRM e registros das atividades para gerenciar” explicou.

Com a Gestão Documental, a CPRM pretende recuperar e classificar documentos, organizar o acervo por prazo de guarda, reduzir custos, ser mais transparente e dar mais informações para a sociedade e o governo. “A parceria vai melhorar a atuação da empresa e fazer com que as áreas se comuniquem”, finalizou a palestrante Rosangela. 

Representando o diretor Antonio Bacelar, o assessor da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Fernando Carvalho, saudou os presentes. “Quero agradecer e dizer que é o início de uma caminhada muito interessante para a CPRM. Um passo importante, e certamente outros virão”, disse Carvalho.

Cinara Santos, responsável pela LAI na CPRM 
Para Cinara Santos, autoridade responsável pela LAI na CPRM, a proposta contribui para a efetivação da LAI. “É um marco importante, porque com a Lei de Acesso à Informação os órgãos governamentais precisam organizar os documentos para entregar aos cidadãos”. Cinara explicou também como funciona o SIC, desde o momento em que as demandas chegam até as questões serem solucionadas.

“No processo de implementação da lei está a gestão documental. A LAI faz com que gente tome essa iniciativa. O objetivo é dar transparência e facilitar o acesso de todos aos nossos processos”, disse Cinara. Para ela, é um trabalho de convencimento que envolve todos os profissionais.