segunda-feira, agosto 10

Sureg-GO tem novos doutores e mestres

Os doutores Joffre Lacerda Filho e Antônio Frasca
Pesquisadores em Geociências, lotados na Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), defenderam, recentemente, duas teses de doutorado e três de mestrados. Os estudos foram concluídos nas instituições: Universidade de Brasília (Unb), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Defesas de doutorado

A primeira apresentação de tese de doutorado ocorreu em 26 de junho. Coube ao pesquisador Antônio Augusto Soares Frasca, que apresentou, na Universidade de Brasília (UnB), a tese “Amálgamas do W-Gondwana na Província Tocantins”. Frasca aborda em seu trabalho a compartimentação geológica do Arco Magmático de Goiás. Com o trabalho o autor abre um leque à pesquisa mineral para o norte de Goiás e sul do Tocantins e contextualiza as ocorrências minerais existentes na região. Seu trabalho já é objeto de divulgação em revistas científicas em nível nacional e internacional.

O segundo a defender tese de doutorado, junto à Universidade de Brasília (UnB), foi o pesquisador Joffre Valmório de Lacerda Filho.  A defesa ocorreu no dia 24 julho. Intitulada “Bloco Rio Apa: Origem e Evolução Tectônica”. Lacerda Filho aborda, nesse estudo, novos dados geológicos, litoquímicos, geocronológicos e geotectônicos, com sugestão de reordenamento tectono-estratigráfico do Bloco Rio Apa, segmento crustal paleoproterozoico de margem continental ativa encontrado na porção sul do Cráton Amazônico.

Defesas de mestrado

Os mestres Fernando Diener, Tiago Duarte
e Gil Trindade Neto
A primeira defesa de dissertação ocorreu 13 de março, quando Fernando Santos Diener, apresentou a dissertação de mestrado junto à Universidade de Brasília (UnB). A dissertação foi sobre “Geologia das Suítes Travessia, Bonfim e Novo Planalto: Granitoides de três estágios evolutivos do Arco Magmático de Mara Rosa”.

Em sua dissertação, Diener realizou o estudo comparativo de três suítes graníticas do Arco Magmático de Mara Rosa, localizadas na porção noroeste do Estado de Goiás. Por meio de dados petrológicos, litoquímicos, geocronológicos e de química mineral ele expõe considerações sobre a gênese e evolução destas rochas correlacionando-as aos diferentes eventos magmáticos deste ambiente geotectônico. A dissertação está disponível no acervo da Biblioteca da Sureg-GO.

Em 8 de maio, com o título "Geologia, Geoquímica e Geocronologia do Domínio Vulcânico do Arco Magmático Juruena, SW do Cráton Amazônico: Implicações Geotectônicas", o pesquisador Tiago Bandeira Duarte apresentou sua dissertação de mestrado junto a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Duarte ressaltou que o trabalho, realizado em uma área no setor oeste do Domínio Vulcânico da Província Rondônia-Juruena, tem como objetivo principal compreender qual o ambiente geodinâmico do magmatismo que deu origem a estas rochas a partir das assinaturas químicas, idades de cristalização, idades modelo de manto empobrecido e valores de eNd. “A definição do ambiente geotectônico do Domínio Vulcânico é crucial para compreender como os sistemas minerais estão organizados no espaço e no tempo”, disse Duarte.

Já no dia 16 de julho, Gil Barreto Trindade Netto defendeu sua dissertação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), intitulada “Contribuição à Geologia, Petrografia e Geoquímica dos Diques Máficos da Porção Centro Leste de Rondônia - Sudoeste do Cráton Amazônico”.


Segundo Trindade Netto o trabalho está entre os pioneiros em Rondônia, com foco no estudo de diques máficos. “A finalidade principal foi descrevê-los genericamente a partir do mapeamento geológico sistemático na escala 1:250.000, com o auxílio de petrografia, litogeoquímica, análise estrutural e aerogeofísica”, explicou o pesquisador. O estudo encontra-se disponível no acervo da Biblioteca da Sureg-GO.