quarta-feira, agosto 19

Seminário reúne gerentes de geologia e recursos minerais

Ventura fez um balanço sobre a condução dos
projetos executados pela DGM

Superando desafios para uma CPRM melhor. Esse foi o tema do seminário realizado no escritório do Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 13 de agosto, que reuniu os gerentes de geologia e recursos minerais das unidades regionais da CPRM e o corpo diretivo da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM).

O evento contou com a presença do diretor Roberto Ventura, do chefe do Departamento de Geologia (DEGEO), Reginaldo Alves dos Santos, do chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Francisco Valdir Silveira, do Superintendente de Planejamento e Métodos, Edivaldo Correa de Assis e dos assessores da DGM, Noevaldo Teixeira e Marco Túlio Naves de Carvalho e dos chefes de Divisões e coordenadores lotados no escritório do Rio de Janeiro. 

Durante a abertura do encontro o diretor Roberto Ventura fez um balanço da evolução dos projetos que estão sendo executados pela DGM no âmbito do PAT2015, em especial diante do quadro de mudanças ocorrida na Diretoria no início de 2015. Ventura explicou ainda as diretrizes técnicas e operacionais a serem aplicadas na gestão dos projetos inseridos no Plano Anual de Trabalho em Áreas de Relevante Interesse Mineral e de Novas Fronteiras e reforçou a necessidade das unidades regionais apresentarem produtos de elevada qualidade e que sejam de interesse da comunidade em geral, atraindo investimentos privados para o setor mineral brasileiro.

O seminário reuniu gerentes de geologia e recursos
minerais no escritório do Rio de Janeiro
Lúcia Travassos, gerente da Superintendência Regional de Belém, avalia que reuniões técnicas da DGM são fundamentais para trocar experiências, discutir diretrizes e reavaliar o andamento de projetos. De acordo com ela esses projetos têm um novo formato de produto e metodologia: “É uma grande mudança em relação ao que a gente vinha fazendo historicamente. Hoje temos um grande desafio, que é agregar valor a determinadas áreas”.

Lúcia Travassos explica ainda que esse valor não está relacionado apenas à evolução da cartografia geológica, mas do conhecimento sobre o potencial metalogenético do país. “Nosso desafio é apresentar produtos que atraiam o setor mineral e tragam novos investimentos para essas áreas que estamos estudando, contribuindo assim com a melhoria econômica e social do país”, informa a pesquisadora.    
 
A gerente da Superintendência Regional de Recife, Ana Claudia Aguiar Accioly, aposta na troca de experiência durante o seminário para superar dificuldades durante a execução dos projetos que estão sendo tocados pela DGM.

Erison Soares Lima, gerente da Superintendência Regional de Salvador, concorda com a colega e avalia que o seminário foi importante para uniformizar procedimentos dos trabalhos que estão sendo realizados pela DGM.


Ao final do encontro o diretor Roberto Ventura destacou a importância das lideranças técnicas e operacionais dentro dos projetos, e a necessidade de maior interação com as Divisões do DEREM e do DEGEO, que prestam apoio técnico aos projetos, e reforçou que a comunicação entre os profissionais da DGM e a respectiva interação técnica entre eles deve ser amplamente praticada e aplicada sem restrições, incluindo entre os líderes dos projetos, supervisores, gerentes regionais, Divisões, Chefes de Departamento e Assessores.