quinta-feira, agosto 6

Pesquisadores executam etapa de campo do Projeto Novas Fronteiras

Equipe de geólogos e geofísicos da Sureg-RE
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) iniciou, no período de 6 a 18 de julho, as atividades de campo dos projetos Rio Capibaribe e Alto Moxotó. Os projetos estão inseridos na ação “Levantamentos Geológicos e Potencial Mineral de Novas Fronteiras”, sob a coordenação do Departamento de Geologia da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), e contam com recursos do PAT/2015.

O trabalho de campo reuniu geólogos e geofísicos da Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE). O objetivo foi realizar o reconhecimento regional e homogeneizar o conhecimento gerado pelos profissionais envolvidos no projeto.

Foram visitadas as áreas-tipo das principais unidades litoestratigráficas que compõem a área em estudo, focando principalmente nas mineralizações de metais-ferrosos conhecidas, bem como nas unidades geológicas mais propensas a constituírem novas áreas potenciais.

Amostras coletadas
As equipes visitaram, durante os trabalhos, o depósito Conolitico sulfetado de Ni-Cu-(PGE) de Limoeiro; as minas de Fe-Ti-(V), inseridas na Suíte do Serrote das Pedras Pretas (mina homônima, Riacho da Posse e Lagoa dos Angicos); além de diversas áreas potenciais, como o Complexo Anortosítico de Passira; as ocorrências de Fe-Ti no Complexo gabro anortosítico de Barro Vermelho; e a de rochas metamáficas da Suíte Malhada Vermelha.

Ao longo das visitas foram obtidas e discutidas informações para a caracterização de cada unidade, visando entender o contexto geológico e geotectônico e as mineralizações associadas.

Após a excursão de integração as equipes iniciaram os levantamentos de campo em suas respectivas áreas dos projetos. No levantamento Geológico da equipe do Projeto Rio Capibaribe (área de 12.000 Km²) foram realizados perfis geológicos na Folha Surubim visando a atualização cartográfica da folha e o avanço do conhecimento sobre geologia e metalogenia da área.

Nesta etapa também foram checadas algumas anomalias aerogeofísicas, áreas com possíveis objetos geológicos, potenciais de conter mineralizações similares às de Ni-Cu de Limoeiro.

As equipes do Projeto Alto Moxotó (área de 27.000 Km²), por sua vez, checaram diversas áreas potenciais portadoras de ocorrências ferro-titanadas a vanadíferas buscando a caracterização das diversas unidades máficas e máfica-ultramáficas na Folha Custódia.

Atividades de campo
Teve início também a atualização cartográfica da Bacia de Jatobá, concentrando esforços nas seções geológicas ao longo das obras da transposição do Rio São Francisco.

Os trabalhos de campo contaram com a participação da gerente de Geologia e Recursos Mineirais (Geremi-RE) da Sureg-RE, Ana Cláudia Accioly, e dos Supervisores Geysson Lages e Fátima Brito.


A equipe do Projeto Rio Capibaribe foi formada pelos geólogos Carlos Santos, Caio Pereira e Priscila Rezende. Já o Projeto Alto Moxotó contou com participação dos geólogos Roberta Brasilino, Bruno Ludovico, Débora Ferrer e Felipe Cruz, e dos geofísicos Roberto Gusmão e Nitzschia Domingos.