quarta-feira, agosto 5

Integrantes da Cipa de Goiânia recebem treinamento sobre a NR-5

Cipeiros Robson, Carlos, Anisia, Leticia, Instrutor Lucio Flávio e Flavio Faleiros
Para conhecer a Norma Regulamentadora 5 (NR-5), que regulamenta as ações das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa), no dia 30 de julho, ocorreu um treinamento para os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa-2015/2016), da  Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO).
Ministrado pelo técnico em Segurança do Trabalho Lúcio Flávio B. Souza, da empresa Englabor, o treinamento abordou todos os aspectos legais relativos à NR-5 - composição, atribuições gerais, funcionamento da Cipa, estabilidade dos cipeiros, entre outros.

Abertura do treinamento pelo Superintendente Luiz Fernando Magalhães
Durante o treinamento, os membros da Cipa receberam orientação nas áreas de inspeção de segurança;  causas, investigação e análise dos acidentes; riscos ambientais; princípios básicos de  prevenção e combate a  incêndios; primeiros socorros; e equipamentos de proteção coletiva e individual. 
Lúcio Souza também instruiu os participantes sobre como realizar campanhas de segurança como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).
Participaram do treinamento os membros da Cipa: Flávio Fernandes Faleiro (presidente), Robson Rodrigues dos Santos (vice-presidente), Letícia Kuramoto, secretária, Anísia Aparecida Jayme G. da Silva (secretária substituta), Carlos Vinicius Costa Araújo, Tiago Moura Evangelista e Vicente Aparecido de Queiroz.
A abertura do evento contou com a presença do superintendente Regional de Goiânia, Luiz Fernando Magalhães; da gerente de Geologia e Recursos Minerais, Luciana Felício Pereira; da gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Cíntia de Lima Vilas Boas; da gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Sheila Soraya Knust; do gerente de Administração e Finanças, Marcelo Henrique da Silva Rosa;  Coordenadora Executiva DRI, Maria Gasparina de Lima; e os supervisores Cimara Francisca Monteiro, Luiz Gonzaga de Amorim Junior, Paula Silva, Verçon Cezário da Costa e Wilian Ribeiro de Pádua.
Gerentes, Supervisores e Cipeiros na abertura

Sobre a Cipa
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

No Brasil a CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela NR-5, contida na portaria 3.214 de 08 de Junho de 1978, baixada pelo Ministério do Trabalho.