quarta-feira, agosto 5

Equipe de sustentabilidade cultiva horta orgânica na Sureg-PA

Primeira colheita em favor da colaboradora "vizinha"
mais próxima, Raquel Binotto
A equipe de sustentabilidade da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) está desenvolvendo o projeto de cultivo de horta orgânica nas dependências da Superintendência. Com a dedicação da equipe e a colaboração de todos a  horta orgânica e coletiva tornou-se uma realidade, mesmo no período de mau tempo e chuvas intensas.


No dia 27 de julho, a horta completou dois meses e foi possível realizar a primeira colheita, que certamente precede um ano hidrológico fértil. Segundo o geólogo Roberto Kirchheim, idealizador do projeto, a iniciativa é importante para a motivação dos empregados para a questão da sustentabilidade. “Vida longa a esta iniciativa e que dê frutos em outras superintendências”, ressaltou.

Localizada em um local onde antes se acumulavam entulhos, a partir do esforço de vários colaboradores, a horta tornou-se viável. O material utilizado para a produção da horta, como vasos, caixas apropriadas para o plantio, fornecimento de solo, mudas e sementes, foram gentilmente doados por colegas por meio de uma ação coletiva. O processo culminou com a primeira colheita em favor da colaboradora "vizinha" mais próxima.

Atualmente, a horta possui dois módulos com quatro bancadas de dois metros de extensão em forma de escada. As bancadas foram construídas por técnicos da empresa utilizando madeira reciclada de construção civil, onde estão dispostos os vasos dos mais diferentes tipos de culturas.

O espaço também contém mudas de árvores nativas e frutíferas, como jabuticaba, pitangueira, ameixa e goiaba, além de temperos como manjericão, manjerona, sálvia, lavanda, hortelã e alecrim. Na horta, além de flores diversas é possível colher saladas como espinafre, rúcula, mostarda, cenoura, tomate, alho, alho poró, salsinha e cebolinha.