quinta-feira, agosto 6

CPRM discute cooperação técnica com a Codemig

A reunião ocorreu na sede da Codemig em Belo Horizonte
Uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) reuniu-se, terça-feira, 6 de agosto, com o diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marcelo Arruda Nassif.


O encontro foi para entregar à Codemig os exemplares preliminares das edições descritivas dos estudos elaborados de execução do novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais; e para discutir um termo de cooperação técnica visando à execução do Mapa Hidrogeológico do Estado de Minas Gerais.

Os originais contendo os estudos sobre a Geologia e os Recursos Minerais de Minas Gerais, entregues para a avaliação final da Codemig, referem-se ao estado da arte do projeto desenvolvido pela CPRM, por meio da Superintendência Regional de Minas Gerais (Sureg-BH). “Após a avaliação e revisão pela equipe técnica da Codemig, os originais serão enviados para a editoração e produção das edições impressas e em mídias digitais”, explicou o superintendente da CPRM de Belo Horizonte, Marcelo de Araújo Vieira.

As explicações técnicas sobre os trabalhos atualizados de geologia e recursos minerais ficaram a cargo do gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, Márcio Silva. Segundo Silva, todo o trabalho está completo, ficando na dependência apenas da avaliação pela Codemig. “O volume referente à geologia do estado contou com capítulos elaborados em parceria com as universidades Federal de Minas Gerais e Federal de Ouro Preto”, disse Silva.

Após a entrega dos produtos da área de geologia e recursos minerais, abriu-se a discussão sobre a proposta de acordo de cooperação técnica entre a CPRM e a Codemig para a elaboração do Mapa Hidrogeológico do Estado de Minas Gerais.

Ao apresentar os argumentos da importância do projeto para o estado, o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-BH, Márcio Cândido, fez um breve relato das ações da CPRM nas áreas de hidrologia e hidrogeologia em Minas, com destaque para o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce; do projeto em execução “Águas do Norte de Minas”, e abordou as dificuldades e perspectivas de um novo projeto para novos estudos no circuito das águas de Minas Gerais, no sul do estado. Cândido também destacou as ações desenvolvidas em estudos de área de risco. Márcio Cândido sugeriu que o projeto do Mapa Hidrogeológico seja construído com a participação das instituições estaduais diretamente envolvidas com o conhecimento e gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais.


Ao fim do encontro, o diretor Marcelo Nassif se prontificou a empenhar-se para a viabilização do projeto. A reunião contou também com a participação do gerente de Mineração da Codemig, Antônio Martinho Rezende.