segunda-feira, julho 6

Sureg-PA sedia reunião da equipe do projeto Atlas Pluviométrico Brasil

O coordenador executivo do Dehid, Eber Pinto, 
em reunião com a equipe técnica do projeto

A equipe do Projeto Atlas Pluviométrico reuniu-se na Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) entre os dias 23 e 26 de junho. O encontro foi realizado em três momentos. No primeiro, os pesquisadores em Geociências definiram as equações I-D-F (Intensidade-Duração-Frequência) a serem elaboradas para o próximo semestre, para atender à demanda de municípios do Mapa de Suscetibilidade. Também foram levantadas sugestões para os produtos do projeto a serem apresentados no XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, previsto para dezembro de 2015, em Brasília/DF.

Nesse primeiro momento, a reunião contou com a participação dos coordenadores regionais, Andressa Mado Silva de Azambuja (Sureg-BE), José Alexandre Moreira Farias (REFO) e Karine Pickbrenner (Sureg-PA) e do coordenador nacional do Projeto, Eber de Andrade Pinto  da Sureg-BH e do Departamento de Hidrologia da CPRM (Dehid).

No segundo momento, com a participação dos executores a partir dos 25 e 26 de junho, foram apresentados os produtos elaborados pelo projeto até a atual fase e o cronograma previsto para o segundo semestre, com as demandas de trabalho para os executores. O coordenador executivo do Dehid, Eber Pinto, apresentou uma ideia de projeto para marcar a passagem dos 50 anos da CPRM que ocorrerá em 2019.

Os executores se comprometeram a colaborar, apresentando sugestões a serem agregadas ao projeto proposto. Esta reunião contou com a participação da equipe de executores do Atlas: Adriana Burin Weschenfelder (Sureg-PA), Albert Teixeira Cardoso (Sureg-GO), Caluan Rodrigues Capozzoli (Sureg-SP), Cristiane Ribeiro de Melo (Sureg-RE), Jean Ricardo da Silvado Nascimento (RETE), Luana Késsia Lucas Alves Martins (Sureg-BH) e Osvalcélio Mercês Furtunato (Sureg-SA).

Finalizando a reunião, o pesquisador em geociências Carlos Eduardo de Oliveira Dantas, da Superintendência Regional de Recife, apresentou o Programa ATLASIDF versão Achiles, uma ferramenta criada pelo pesquisador para o Projeto Atlas Pluviométrico. Este programa permite a organização das equações I-D-F em nível nacional, com uma interface amigável para a geração de magnitudes e intensidades de chuva, em diferentes tempos de retorno.

Sobre o Atlas
O projeto Atlas Pluviométrico é uma ação dentro do programa de Levantamentos da Geodiversidade que tem por objetivo reunir, consolidar e organizar as informações sobre chuvas obtidas na operação da rede hidrometeorológica nacional. O Atlas, apresentado em um sistema de informações geográficas (SIG), permitirá o conhecimento em grande parte do território nacional do comportamento das precipitações anuais, trimestrais, mensais e diárias máximas anuais, do número de dias chuvosos, da Precipitação Máxima Provável (PMP) e das relações intensidade-duração-frequência.

Os resultados dos estudos desenvolvidos para montagem do Atlas poderão atender diferentes demandas da sociedade brasileira sobre o conhecimento pluviométrico, que vai desde estudantes de geografia, tanto em nível fundamental como superior, a engenheiros de recursos hídricos. Na medida em que os estudos forem finalizados os seus resultados serão disponibilizados na página da CPRM, no seguinte endereço: