quarta-feira, julho 29

Parceria com Serpro oferece infraestrutura e expertise em tecnologia para CPRM

Manoel Barretto, João Orban, assessor da DAF, Laura Estela e 
Eduardo Santa Helena com representantes do Serpro

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal, vai disponibilizar ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) a infraestrutura e  expertise em tecnologia através de diversos serviços de sua linha de negócios. A empresa é reconhecida internacionalmente pelo mais elevado padrão de excelência. Inicialmente, a CPRM vai utilizar o datacenter.

A parceria entre as entidades foi debatida na reunião, nessa terça-feira (28/07), no Escritório no Rio de Janeiro, com a presença do superintendente do Serpro, Wilton Mota, de gerentes de negócios, da chefe do DEINF, Laura Estela, do diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena e do diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto. Foi o segundo encontro após a oficialização da cooperação, o primeiro foi realizado em Brasília entre os presidentes das duas instituições, Barretto e Marcos Vinícius Ferreira Mazoni e o diretor Santa Helena. 

"A CPRM está dando um importante passo na direção de efetivamente fornecer possibilidades de expansão tecnológica para a realização dos trabalhos", ressaltou o diretor-presidente, Manoel Barretto.

Superintendente Wilton Motta e gerentes do Serpro Henrique 
Monnerat e Valeria Musafir
A iniciativa atende a decisão da Diretoria Executiva da empresa de agosto de 2014, conforme estabelece o Decreto número 8135, de novembro de 2013, que dispõe sobre as comunicações de dados da Administração Pública federal direta.

“As equipes técnicas da área de tecnologia vão analisar novas frentes desta importante parceria, dentre elas, a rede de comunicação e multimídia e a certificação digital. Contando sempre com a segurança, inovação, qualidade e compromisso do Serpro”, explicou o diretor Eduardo Santa Helena.

Serpro- Empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Foi criada no dia 1º de dezembro de 1964, pela Lei nº 4.516, com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública brasileira. Prestadora de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público é considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo.

O Serpro desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo. O mercado de atuação da empresa é o de finanças públicas, composto pelo Ministério da Fazenda, que corresponde a 65% do volume de negócios da empresa. Outro segmento igualmente importante são as ações estruturadoras e integradoras da Administração Pública Federal, cuja gestão e articulação compete ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Saiba Mais