quinta-feira, julho 16

Missão USGS, ANA e CPRM iniciam visita à Rede Hidrometeorológica Nacional – RHN

Veiculo de operação - Identidade Visual da Rede Hidrometeorológica Nacional

Em continuidade ao projeto de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Águas, United States Geological Service (USGS) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM), seis cientistas do USGS acompanhados de pesquisadores e servidores da CPRM e ANA visitam a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), situadas nas bacias do rio Madeira, Piranha-Açu e Itajaí, no período de 13 a 19 de julho

A ação completa o ciclo de avaliação do sistema de monitoramento hidrológico, iniciado com a visita da missão brasileira (ANA e CPRM) ao USGS em abril deste ano.
Visita à Estação Telemétrica  no
Açude Armando Ribeiro



A iniciativa visa estabelecer o Memorando de Entendimento entre as referidas instituições, firmando uma cooperação técnica duradoura no campo do monitoramento hidrológico.

A Superintendência Regional de Recife e a Residência de Porto Velho recepcionaram a missão USGS e realizam um conjunto de atividades de campo e de escritório que envolve a operação da RHN. Durante a visita, será inaugurada ainda a implantação da Identidade Visual da Rede Hidrometeorológica Nacional.
Medição de descarga liquida à jusante do
Açuce Armando Ribeiro
O chefe do Departamento de Hidrologia (Dehid), Frederico Cláudio Peixinho afirma que a cooperação ANA, USGS e CPRM constitui um marco institucional relevante e uma inflexão positiva no sentido da valorização do trabalho de monitoramento hidrológico e dos profissionais que atuam na área. “O assunto é cada vez mais importante diante dos desafios decorrentes dos eventos hidrológicos críticos (secas, estiagens e enchentes) e da segurança hídrica necessária”, disse.