sexta-feira, julho 31

Missão do USGS realiza visita a ANA e a CPRM

Visita institucional à CPRM - ERJ contou com a participação dos
especialistas o USGS, Sr. Brian Macclum e Paul Conrads
 Com base na Carta de Entendimento firmado entre o USGS, ANA e a CPRM uma missão composta por 06 (seis) cientistas do USGS realizaram visitas à Rede Hidrometeorológica Nacional - RHN nas bacias dos rios Madeira, Itajaí e Piranha-Açu, bem como encontros com as Direções da ANA e a CPRM como parte do projeto de cooperação técnica na área da ciência da terra que comporá o Memorando de Entendimento ente a ANA, CPRM e USGS, em fase final de formalização.


Este processo, que iniciou no fevereiro de 2014, através da troca de experiência sobre gestão de monitoramento hidrológico, evoluiu para a realização de 02 (duas) missões, sendo uma delas de visita ao USGS, por representantes da ANA e da CPRM, ocorrida em abril de 2015 e a outra, visita, andamento, do USGS para avaliação de alto nível da Rede Hidrometeorológica Nacional, dando suporte a formulação de projeto de cooperação técnica que fará parte do Memorando de Entendimento, em fase final de formalização. As temáticas a serem consideradas neste projeto envolvem questões relacionadas com planejamento de redes, capacitação técnica, segurança e controle de qualidade dos dados hidrológicos, sistemas de suporte, entre outros.          
                 
Durante a reunião foram destacado os aspectos

relevantes da missão no Brasil.
A visita institucional à CPRM – Escritório Rio, realizada pelos especialistas do USGS, Sr. Brian Macclum e Paul Conrads, em 28 e 29 de julho de 2015, proporcionou contato com o Diretor-Presidente Manoel Barretto e o Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial Thales de Queiroz de Sampaio, bem como o “staff” técnico da hidrologia. Na oportunidade foram destacados os aspectos relevantes da missão no Brasil, em visita a RHN e apresentar pontos relevantes para compor o projeto do Memorando de Entendimento entre a ANA, USGS e a CPRM. Os citados pesquisadores do USGS tomaram conhecimento dos trabalhos institucionais desenvolvidos pela CPRM, em especial, nas áreas de hidrologia, desastre natural e análise de água, bem como visitaram o Laboratório de Análise Mineral e o Departamento de Hidrologia.

No tema capacitação técnica os profissionais treinados terão o papel de multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e de liderança no processo de aperfeiçoamento da Rede Hidrometeorológica Nacional.

A cooperação entre USGS, ANA e a CPRM constitui um marco relevante, no campo da cooperação técnica, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema de gestão e monitoramento hidrológico do país.

O Memorando de Entendimento assinado em 15 julho de 2015 só depende agora da assinatura por parte do Serviço Geológico dos Estados Unidos.


A parceria entre Brasil e Estados Unidos terá duração inicial de 10 anos, o intuito é dar continuidade na capacitação de servidores através das iniciativas do USGS, bem como intercâmbios de informação técnica, treinamentos e pesquisas cooperativas entre os países. Os principais temas previstos para cooperação são: recursos hídricos; variabilidade climática e mudanças no uso do solo; ecossistemas; saúde ambiental; energia e minerais; perigos naturais, avaliações de riscos e resiliência; informática e integração de dados.