quinta-feira, julho 16

Manter a calma é característica do bom líder, ensina o Programa +Líder

Jonathan Gosling é especialista em liderança inovadora 
e mudanças corporativas

Manter serenidade em situações difíceis é um desafio que o bom líder precisa vencer. De acordo com os ensinamentos do professor de Estudos de Liderança da Faculdade de Administração da Universidade de Exeter (Inglaterra),  Jonathan Gosling, silêncio e tranquilidade são comportamentos essenciais para liderança.

Na plataforma online do Programa +Líder, Gosling ressaltou que é preciso manter a calma até mesmo em situações difíceis. É papel do líder passar confiança e  serenidade aos demais membros da equipe. “É necessário ser sereno principalmente em meio ao tumulto”, afirma. 
Para o analista em Geociências Júlio Lima, o Programa
 +Líder estimula reflexões importantes a todos dentro 
e fora do ambiente corporativo


Para o analista em Geociências Júlio Lima, da Ouvidoria do Escritório do Rio de Janeiro, a tarefa é complicada, mas não é impossível. “Serenidade tem a ver com controle emocional. O capítulo 2 do livro "O Líder Integral", de Waleska Farias, resume muito bem a postura de um líder, que, perante uma crise, deve aprender com todas as situações e os altos e baixos. Isso requer autoconhecimento e gerenciamento de sentimentos e reações”.

Além disso, três aspectos devem ser levados em consideração para manter a tranquilidade: rememoração pessoal, ou seja, lembrar-se de experiências anteriores para fazer a organização da situação atual; reflexão coletiva, que serve para formar estratégias de modo colaborativo e do grupo e, por último, reflexão pessoal que ajuda controlar ansiedade e organizar as ideias necessárias. 


O contador Alexey Peixoto afirma que todo líder 
deve ser capaz de demonstrar serenidade
O contador Alexey Peixoto, da Residência de Teresina, ressalta ainda que a postura confiante e calma do líder reflete em toda a equipe. “Manter a serenidade ajuda na tomada de decisão e no desenvolvimento do grupo como um todo”, ressalta.