quinta-feira, julho 23

Liderança com comprometimento é a chave para o bom desempenho das instituições, diz Caê Nóbrega

Atitudes e comportamentos são essenciais para liderança 
O consultor sênior Caê Nóbrega participou da plataforma online do Programa +Líder para propor reflexões sobre os comportamentos e posturas que o líder deve ter para ajudar no bom desenvolvimento da empresa. Para ele, é essencial haver modelos e conceitos gerenciais para tornar os funcionários mais produtivos e motivados.


“O formato de organização impacta no estilo de liderança dos gestores, mas uma postura mais proativa facilita a gestão, tornando-a mais criativa e inovadora”, afirma Caê. Em seguida, ele questiona para os participantes do Programa: como conseguir promover mudanças que façam emergir esse tipo de liderança na CPRM?

O gestor precisa estimular e valorizar a equipe para
mantê-los motivados, orienta Capone
Para o chefe da Secretaria Geral da CPRM, Palmiro Franco Capone, o próprio + Líder já é uma ferramenta que auxilia no processo comportamental e na maneira correta de lidar com as pessoas. “É necessário o líder propor treinamento e valorização, além de definir metas em conjunto com a equipe. É importante também ressaltar a importância individual e coletiva para atingir os objetivos institucionais”, afirma Capone.


Dinamismo e entusiasmo também são fatores essenciais para a boa liderança, pois influenciam diretamente no rendimento do grupo e no desempenho da instituição. A fundadora do Great Companies Consulting, Judith Leary-Joyce, que também participou da plataforma online do Programa, ressalta ainda que confiança é indispensável para formar um ambiente de trabalho colaborativo e agradável.