sexta-feira, julho 24

Década Internacional de Afrodescendentes é lançada no Festival Latinidades

Cerimônia de lançamento da Década Internacional
de Afrodescendentes

O festival Latinidades, que visa prestigiar o Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha, 25 de julho, começou em Brasília na quarta-feira (22). Entre os principais temas abordados, estão a superação das desigualdades de gênero e raça e a diáspora da cultura negra. Nesta edição, o foco foi voltado para o cinema negro e a importância de valorizá-lo.

Visando o protagonismo e a representatividade da mulher negra, o festival promove rodas de debates sobre a sétima arte e as características que o cinema negro tem, como a produção independente e a presença de políticas afirmativas contra o racismo. São propostas reflexões a cerca da consciência negra e humanidade. 

Mahamame Cisse- Gouro  das Nações
Unidas para a África
Durante a abertura, a necessidade de combater a discriminação e a importância de valorizar a identidade negra nas escolas foram os principais temas do debate. Houve também rodas de conversas que destacaram exemplos e ações desenvolvidas em algumas escolas públicas de acordo com a lei 10.639, que determina a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas redes de ensino. Outro assunto enfatizado pelo festival foi o papel que as religiões de matrizes africanas possuem para o desenvolvimento de políticas públicas e da preservação da cultura negra e afro-brasileira.

No final do primeiro dia do evento, foi lançado oficialmente no Brasil a Década Internacional de Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento 2015-2024 pelas Nações Unidas do Brasil (ONUBR), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Fundação Cultural Palmares.

A Década tem o objetivo de promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos afrodescendentes, reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Combater a discriminação é um caminho longo, mas precisamos ter persistência e força para seguirmos em frente”, afirmou o representante regional Alto Comissário das Nações Unidas para a África, Mahamame Cisse- Gouro.
Nilma Lino Gomes (Seppir) e Jorge Chediek (ONUBR)

Participaram da cerimônia, a ministra de estado da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes, o coordenador residente do Sistema das Nações Unidas do Brasil, Jorge Chediek, a presidente da Fundação Cultural Palmares, Maria Aparecida da Silva Abreu e representantes dos comitês do Programa de Pro-Equidade Gênero e Raça da Petrobras e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O Festival Latinidades continua até o dia 26 de julho no Cine Brasília. A programação inclui rodas de conversas, shows, peças teatrais e exibição de filmes.

Acesse a programação completa. 

Por: Isabel Alves