quarta-feira, julho 15

ARIM Nova Brasilândia recebe visita do pesquisador Jaime Scandolara

Equipe do Projeto ARIM Nova Brasilândia

O Projeto ARIM Nova Brasilândia (Projeto Integração Geológico-Geofísica-Metalogenética da Faixa Nova Brasilândia), executado pela equipe técnica da Residência de Porto Velho-RO e coordenação do Departamento de Recursos Minerais da DGM.

O projeto custeado com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, contou com a consultoria do pesquisador em geociências Jaime Scandolara (DGM), no período de 29 de junho a 10 de julho. Scandolara possui 30 anos de experiência no estado de Rondônia, e é especialista em geoquímica de rocha.

Jaime Scandolara discorrendo sobre a evolução
tectônica do SW do Cráton Amazônico

Scandolara acompanhou os pesquisadores do projeto ARIM Nova Brasilândia em uma campanha de campo para homogeneização do atual entendimento geológico da região. Durante o trabalho, foram visitados os principais afloramentos da região, e discutidos os modelos que explicam a geologia do estado de Rondônia. Após a campanha de campo, consultor ministrou um curso de análise geoquímica.

O curso abordou tanto o processamento dos dados brutos e geração de gráficos analíticos no software GCDkit, assim como a interpretação dos dados gerados. Scandolara durante este período também teve a oportunidade de atualizar e complementar o banco de dados de geocronologia que a equipe do projeto apresentava, assim como de auxiliar a equipe na descrição e interpretação de lâminas delgadas.