quarta-feira, junho 17

Projetos ARIMs realizam primeira etapa de campo



No período de 12 a 27 de maio foram iniciadas as atividades de campo do Projeto Evolução Crustal e Metalogenia das Sequências Vulcanosedimentares do Maciço Tróia-Pedra Branca e do Projeto Integração Geológica e Avaliação do Potencial Mineral da Porção NW do Ceará, após concluírem suas atividades da fase preliminar (pré-campo), quando foram gerados os seus mapas de serviço, produtos da análise integrada de vários mapas temáticos, tais como: geológicos, aerogeofísicos, de anomalias geoquímicas, de recursos minerais, etc., realizaram sua primeira etapa de campo. Estes projetos foram contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dentro da ação de avaliação dos recursos minerais do Brasil – DGM/DEREM/DEGEO, dentro do Empreendimento “Definição de Blocos para Licitação nas ARIM´s”, no estado do Ceará.

O ARIM Tróia-Pedra Branca, que tem como meta principal, estudar as mineralizações de ouro e platinoides presentes nas áreas de exposição das sequências metavulcanossedimentares paleoproterozoicas da região de Troia – Pedra Branca, no estado do Ceará, abrangendo uma superfície de cerca de 27.000km2. A viagem de campo foi realizada pelos geólogos Felipe Costa e João Naleto, integrantes da equipe do projeto. Além do trabalho de campo para mapeamento em áreas mineralizadas e coleta de amostras, a etapa foi também direcionada para checagem de anomalias magnética. Uma destas anomalias, com cerca de 4km de diâmetro, foi caracterizada pela presença de rochas meta-ultramáficas intempericamente alteradas, contendo crosta laterítica e expressiva presença de minerais supergênicos, constituindo assim, um importante alvo para prospecção de níquel sulfetado.

O ARIM NW do Ceará corresponde a uma superfície de cerca de 18.000km2 localizada no extremo noroeste do Ceará, e tem, como meta principal, além da integração/atualização do arcabouço tectono-geológico da região, a identificação e caracterização geológica dos principais depósitos minerais, uma vez que na área já são conhecidos importantes depósitos de Cu, Pb, Zn e Ag (exemplo, Mina Pedra Verde). A etapa de campo realizada pelos geólogos Tércyo Pinéo (Chefe de Projeto), Alex França e Mariane Martins, teve como objetivos principais: reconhecimento das principais unidades geológicas, cheques de anomalias aerogeofísicas e consistência locacional de ocorrências minerais. Também foi feita visita técnica à mina de cobre Pedra Verde, no município de Viçosa – CE.

A próxima etapa de campo está prevista para o final de junho, quando se pretende concluir essa fase integração/atualização do arcabouço tectono-geológico de toda a área do projeto. Nessa viagem a equipe do projeto deverá contar com a presença do geólogo Edney Smith de Moraes Palheta, atual Assistente de Produção da DGM na Residência de Fortaleza (REFO).