quinta-feira, junho 25

Pesquisadores da CPRM ministram curso de prevenção e gestão de riscos de desastres naturais

Participantes do curso

Nos dias 15 a 19 de junho, na cidade de Florianópolios-SC, os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Débora Lamberty, da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), e  Pedro Pfaltzgraff, do Escritório Regional do Rio de Janeiro (ERJ), ministraram o curso “Capacitação de Técnicos Municipais para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”.

O curso foi desenvolvido por meio de aulas teóricas e prática de campo e contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, coordenadores regionais e coordenadores municipais de Defesa Civil de Santa Catarina.

Aula prática de campo
O objetivo foi capacitar os técnicos estaduais e municipais para realizar o mapeamento e o gerenciamento de áreas de risco sujeitas a escorregamentos, enchentes e inundações. Também como meta do curso constou uma proposta de participação ativa das comunidades.

Durante a realização do curso, representantes da Secretaria Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina e de alguns municípios de SC, como Florianópolis, Joinville, Tubarão, Campos Novos, Blumenau, Trombudo Central, Biguaçu e Araranguá apresentaram as ações de defesa civil aos participantes.

O curso foi promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina e a CPRM.