quarta-feira, junho 24

CPRM e Agência do Ouro de Angola firmam cooperação técnica e científica


Assinatura do acordo entre CPRM e Agência
Reguladora do Mercado do Ouro de Angola
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Agência Reguladora do Mercado do Ouro de Angola fecharam acordo de troca de conhecimentos. A proposta faz parte das diretrizes de política externa brasileira, feita pelo Ministério de Relações Exteriores, e visa incentivar e reforçar o intercâmbio de informações do Brasil com países africanos.

Para a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da CPRM, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, essa é uma importante iniciativa. “O Memorando de Entendimento que foi discutido, consolidado e assinado em tempo recorde possibilita que Brasil e Angola trabalhem em conjunto, sobre assuntos relacionados à diferentes campos da Geociências, e que sejam do interesse mútuo para as duas instituições", explica. 

O próximo passo da parceria é promover negociações para traçar os projetos de relevância comum para ambos. O intuito é que haja reuniões, simpósios, conferências, seminários e visitas para defini-los e, desta forma, possibilitar a execução conjunta. A cooperação técnica e científica vai propiciar troca de conhecimentos, no campo das Ciências da Terra, respeitando princípios de igualdade, reciprocidade e benefício mútuo.

Diretor Barretto, Moises David do Conselho, diretor 
Eduardo Santa Helena, Maria Glicia e Abílio de Oliveira 
da Agência do Ouro participaram da assinatura
O diretor-presidente Manoel Barretto, o diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena e a assessora Maria Glícia da Nóbrega Coutinho receberam os representantes de Angola, Moises David, presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora do Mercado do Ouro e Abílio de Oliveira, da Agência do Ouro, no Escritório do Rio de Janeiro.

Barretto destacou que o convênio reforça o objetivo da empresa de estar sempre trocando experiências com países amigos. “Com isso, os profissionais da CPRM tem oportunidades diferenciadas de conhecer novas realidades e inovar em seus trabalhos”.

No documento assinado ficou definido que os países vão desenvolver programas de pesquisa, treinamento individual de cientistas ou especialistas por meio de participação em projetos.  As áreas que serão contempladas: mapeamento geológico, geoquímica, geofísica, geologia marinha, sensoriamento remoto, levantamentos aerogeofísicos, Sistema de Informações Geográficas e Banco de Dados Geológicos. Os resultados dos trabalhos serão analisados por um Comitê Misto a cada dois anos e no final da execução de cada programa.

Diretor-presidente, Manoel Barretto e presidente
da 
Agência Reguladora do Mercado de Ouro
de Angola, Moises David
O presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora do Mercado do Ouro de Angola, Moises David, afirma que o acordo é muito importante. “Acabamos de celebrar um acordo interessante para Angola, da Agência do Ouro com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A visão que nós temos é que isso poderá impulsionar também a cooperação com outras instituições públicas angolanas. Esse acordo é de total interesse para Angola”, ressalta. 

A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Econômica, Científica e Técnica firmado entre o governo brasileiro e o governo de Angola, nas áreas de geologia, mineração e tecnologia mineral, de maio de 2005. Recentemente o país implementou e está em execução o Plano Nacional de Geologia de Angola (PLANAGEO).