segunda-feira, junho 8

Funcionários da CPRM Brasília incentivam o plantio de mudas


Funcionários da CPRM em Brasília 
ficaram satisfeitos com a iniciativa
Uma série de atividades será realizada pela CPRM na 3ª Semana do Meio Ambiente, de 8 a 12 de junho. Com o intuito de promover a conscientização ambiental, a Comissão de Sustentabilidade de Brasília entregou aos funcionários mudas de pau-brasil. O tema deste ano é “Água: CPRM respondendo ao desafio”. 

Valdineia Oliveira, integrante da Comissão Regional de Sustentabilidade, destacou que as 100 mudas distribuídas foram doadas à CPRM. Para ela, a ação é importante, pois busca “avivar" ainda mais a vontade de apoiar e promover a educação ambiental. "E plantar uma árvore é uma forma simples e eficiente de proteger, isso porque uma árvore traz muitos benefícios para a natureza”, afirmou.

Valdineia Santos recebe a doação das mudas
A expectativa é motivar os profissionais para que eles atuem em equipe e em prol da preservação ambiental. “A iniciativa desperta em todos o interesse para a proteção do meio ambiente”, declarou Carlos Schobbenhaus, geólogo da CPRM.

As plantas foram entregues com um cartão, em formato de gota, com a mensagem: “Se não plantar, não nasce. Se não regar, não cresce. Se não amar, morre. Assim são as plantas, assim são as pessoas”.

Mudas de pau-brasil
O pau-brasil foi muito explorado durante o século XVI pelos portugueses. A extração da madeira servia para a criação de móveis, já o extrato era utilizado para produzir corante vermelho. O corte ilegal da árvore é considerado crime. Nos dias de hoje, o pau-brasil é muito usado na produção de instrumentos musicais, devido à alta qualidade da madeira. Vale ressaltar, que a presença da árvore na Mata Atlântica é baixa.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.