quinta-feira, junho 25

ARIM Nova Brasilândia desenvolve trabalho pioneiro no estado de Rondônia

Equipe de mapeamento geológico/metalogenético
do Projeto ARIM Nova Brasilândia
O Projeto Evolução Crustal e Metalogenia da Faixa Nova Brasilândia, iniciou as suas atividades de campo. O estudo abrange uma área total de aproximadamente 24.000 km2 e é composto por oito folhas na escala 1:100.000. O projeto conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, inserido na Ação Avaliação dos Recursos Mineirais do Brasil, dentro do empreendimento Avaliação de ARIMs, sob a coordenação do Departamento de Recursos Minerais da DGM e executado pela REPO-Residência de Porto Velho-RO.


Possui uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada, dividida em dois grupos de trabalho, são estes: núcleo executor, composto por seis geólogos de mapeamento geológico/metalogenético, e núcleo de apoio, composto por quatro geólogos, uma geofísica e uma técnica em geociências.

Equipe de prospecção geoquímica da REPO realizando
amostragem de cascalho em “sombra de matacão”
para concentração em bateia.
O núcleo executor é composto pelo geólogo e chefe de projeto Elias Martins Guerra Prado e pelos geólogos Anderson Alves de Souza, Luciano Castro da Silva, Thiago Reis Rodrigues, Gustavo Negrello Bergami e Guilherme Iolino Troncon Guerra. O núcleo de apoio é composto pela Geofísica Michelle Cunha Graça, pelo Geoquímico Wilson Lopes de Oliveira Neto, pela geóloga especialista em geocronologia Lynthener B Takenaka de Oliveira, pelo geólogo responsável pela Cartografia Digital e consolidação de dados em SIG e Geoprocessamento Dalton Rosemberg, pelo geólogo Marcos Luiz Quadros, especialista na Geologia do Sudoeste do Cráton Amazônico e pela técnica em Geociências Aline da Silva Prado.

De 11 a 30 de maio realizou-se uma etapa de campo nas regiões de Alvorado D’Oeste e Cacoal, onde foram executados trabalhos de levantamentos de perfis geológicos nos domínios dos municípios de Alta Floresta D’Oeste, Santa Luzia D’Oeste e Alto Alegre dos Parecis. A equipe também realizou visitas às ocorrências minerais nos garimpos Buraco da Velha (Cu), Pedra Queimada (Au) e França-G9 (Au), com ênfase no entendimento dos controles estruturais e estratigráficos das mineralizações encontradas nestes garimpos. No mês corrente a equipe de prospecção geoquímica da CPRM iniciou a coleta de sedimento de corrente e concentrado de bateia e a equipe de geofísica iniciou a aquisição de gravimetria.

O chefe de projeto, Elias Martins Guerra Prado, enfatiza: “Que apesar da área de estudo, já possuir certo nível de entendimento, ao término do projeto, nós esperamos aumentar de forma significativa a compreensão sobre a geologia local, evolução tectônica e potencial metalogenético da área”.

Equipe de geólogos/geofísicos da REPO
realizando levantamento gravimétrico.